logo

none

Inflação do Carro tem maior queda desde 2006: 0,51%

A facilidade de compra de carro zero, proporcionada pela redução do IPI, pode ter influenciado o comportamento do índice Inflação do Carro apurado pela Agência AutoInforme.
Author image

cria

08 jul 2009

2 minutos de leitura

Pelo quarto mês consecutivo os preços das peças, serviços, impostos e seguros tiveram queda – e desta vez foi a maior queda desde maio de 2006. Em junho a pesquisa registrou deflação de 0,51%. No acumulado do ano a Inflação do Carro, medida pelo Índice de Manutenção do Carro, está em queda de 0,81%.

AutoInforme acredita que muita gente antecipou a compra do carro zero para garantir o desconto do IPI (que acabou sendo prorrogado), o que pode ter influenciado na manutenção da frota: ao saber que vai revender o seu usado muita gente deixa de fazer corretamente a manutenção.

Pelo menos quatro itens da cesta de produtos e serviços da Inflação do Carro tiveram peso importante na queda de preço registrada no semestre: o álcool, os serviços de lavagem do carro, o alinhamento de direção e a correia dentada.

O álcool teve uma queda de preço de 8,76% no semestre e foi o item que mais influenciou índice, pois os combustíveis representam o maior gasto do motorista – cerca de 30% de todas as despesas para andar e fazer a manutenção preventiva.

A correia dentada também teve queda expressiva de janeiro a junho: 8,19%, seguida pela lavagem, com queda de 7,9%, e o alinhamento de direção, que ficou 6,85% mais barato.

O filtro de óleo e o serviço de estacionamento, ao contrário, tiveram as maiores altas no primeiro semestre. O preço do filtro de óleo subiu 6,63% e o estacionamento ficou 6,40% mais caro. Lona de freio e mão de obra de oficina (veja tabela) também estão entre os itens que mais subiram este ano.