Para garantir a competitividade, os carros precisam apresentar crescentes inovações, somadas a um quesito, cuja exigência tem crescido fortemente no mercado: a qualidade. Neste assunto, desafios não faltam.
A começar pelo desenvolvimento do produto com inovação, qualidade e velocidade compatíveis. É importante tomar certos cuidados, porque a velocidade do desenvolvimento está cada vez maior embora existam algumas limitações no processo que não podem ser infringidas. Caso contrário, a qualidade é comprometida.
Outro desafio está no processo de fabricação. Hoje a indústria automobilística procura inovação em máquinas e equipamentos, nos meios de fabricação, para que a qualidade do produto saia automaticamente do processo, sem exigir tantos controles ou checagens. O produto precisa nascer de forma madura, no tempo certo, e ser fabricado no local adequado porque o próprio processo gera a qualidade.
Igualmente difícil é ter mão de obra qualificada e capacitada em todos os processos, de modo que haja toda uma cultura para a qualidade, da formação básica a técnica e acadêmica. São cada vez mais valorizados no mercado colaboradores com visão de inovação e percepção para a qualidade, assim como conhecimento das ferramentas que são importantes no desenvolvimento e na fabricação.
Fundamental é, ainda, garantir a qualidade na área de serviços da cadeia automotiva, que abrange as oficinas de reparação, cujo momento é favorável visto que o brasileiro, muitas vezes, ao invés de trocar o carro, passou a fazer revisões mais constantes para manter o veículo usado. Neste segmento, o IQA vem desenvolvendo sistemas de certificação dedicados, para que os consumidores e reparadores fiquem mais protegidos na contratação e prestação dos serviços.
Com isso, um constante aprofundamento do conhecimento técnico se tornou indispensável em todas as etapas do setor automotivo para que haja qualidade no desenvolvimento, na produção e na reparação, que também precisa acompanhar a constante evolução da tecnologia automotiva em uma variedade de marcas e modelos de veículos e, assim, estar preparada para atender às demandas e alcançar a satisfação do cliente.
Acompanhar o desenvolvimento automobilístico é um desafio para toda a cadeia, desde montadora, autopeças, distribuição e oficinas. Talvez hoje o sucesso da qualidade esteja no trabalho cada vez mais próximo de todos os segmentos para que compartilhem conhecimento, troquem experiências e desenvolvam um conceito em comum para a cultura da qualidade. Neste aspecto entendo que o IQA pode e é o elo para isso.