logo

dürr

Intec Bielenberg quer ganhar espaço na armação de veículos

A solda deve perder espaço para a colagem no setor de armação de carroceria dos veículos na indústria automobilística, onde ocorre a junção de partes metálicas. “Essa é uma tendência irreversível, apoiada na eficiência de novos processos e sistemas de aplicação de adesivos”, garante Ricardo Grechi, gerente de vendas da Intec Bielenberg, empresa do Grupo Eisenmann, com sede na Alemanha.
Author image

paulo

28 mar 2014

2 minutos de leitura

G_noticia_19311.jpg

O executivo tem a missão, desde meados de 2013, de promover a marca no Brasil e ganhar espaço em mercado dominado hoje pela SCA e Dürr. A seu favor ele tem a tradição da Intec Bielenberg no mercado internacional e conta com o fato de ter seus equipamentos já homologados pelas matrizes de grande parte das montadoras presentes no País, como Volkswagen e BMW.

A aplicação de adesivos e materiais de natureza semelhante estende-se também à colagem de vidros e utilização em isolamento acústico, vedações, anéis de vedação de motores e também em aplicações em PVC. Grechi explica que o processo de manufatura usualmente é detido pela montadora, que o coloca em operação por meio integradores de processos automatizados. SCA, Dürr e Intec podem fornecer os equipamentos. Já a cola em si é adquirida de fabricantes como Henkel, Basf, DuPont, Dow, PPG e Sika. Os adesivos, fornecidos em bombas, são dosados com alta precisão e aplicados com tolerância de 0,5% de desvio nominal.

“O mesmo processo é aplicado também à junção de partes de fibra de carbono”, diz Grechi, esclarecendo que nesse caso é preciso combinar dois tipos diferentes de adesivo antes da aplicação.

Ele está em contato com diversas montadoras brasileiras para a adoção de sua linha de equipamentos, que já está presente em fábricas na Alemanha, México, China, Estados Unidos, África do Sul, Índia e Rússia. Entre seus clientes potenciais estão também montadoras de máquinas agrícolas, que utilizam muitas vezes processos com baixo nível de automação, e empresas de autopeças.