
A Intel vai comprar todas as ações da empresa em processo que deve ser fechado nos próximos nove meses. A Mobileye tem portfólio de produtos voltado à direção autônoma, como sensores e tecnologia de câmeras. A empresa trabalha em um sistema de crowdsourcing que, a partir de 2018, vai coletar dados de veículos em circulação para desenhar mapas de alta precisão e refinar os recursos de direção autônoma, aprimorando o processo de tomada de decisão pelo sistema.
Ao comprar a Mobileye, a Intel leva para casa não só o pacote tecnológico, mas o bom relacionamento que a empresa cultivou com fabricantes de veículos. Ao anunciar o negócio, um dos fundadores apontou que a companhia trabalhava com 27 montadoras, incluindo 10 programas de desenvolvimento e produção em parceria com empresas como Audi e BMW. A Mobileye tinha acordo de cooperação, inclusive, com a própria Intel.
“Oferecemos tecnologias fundamentais para a condução autônoma, como o planejamento da rota do veículo e a tomada de decisões de condução em tempo real. Já a Mobileye traz para a indústria o sistema que confere a melhor visão para os carros, além de forte parceria com montadoras e sistemistas. Juntos podemos acelerar o futuro da condução autônoma com melhor desempenho”, apontou Brian Krzanich, CEO da Intel.
Pelo acordo, o cofundador e chefe de tecnologia da Mobileye, Amnon Shashua, vai assumir o posto de diretor da divisão de direção autônoma da Intel. A área será sediada em Israel.