A empresa também reservou um fundo de US$ 100 milhões da Intel Capital para o “Carro Conectado”. O investimento, que vem sendo aplicado desde 2012, visa acelerar a conectividade entre veículos e dispositivos eletrônicos. Será aplicado em pesquisas tecnológicas voltadas a fazer o carro evoluir e se informar melhor para ajudar o motorista e, eventualmente, assumir o controle sozinho.
Os mais recentes investimentos deste fundo da Intel foram aplicados na parceira ZMP, desenvolvedora de plataforma de condução autônoma e carros conectados a sensores, radares e câmeras. Outros investimentos automotivos feitos pela Intel Capital incluem a CloudMate, provedora de agregação de dados e da conectividade em nuvem necessária para as futuras soluções; a Mocana, que oferece segurança para a plataforma com uma solução de escudo para apps móveis; e a Tobii Technology, que aplica a tecnologia de computação perceptiva para melhorar os aplicativos de ajuda ao motorista.
“Para fortalecer ainda mais a parceria tecnológica da Intel com a indústria automotiva e prepará-la para o futuro, estamos combinando toda nossa experiência em eletrônicos de consumo e TI empresarial com investimentos automotivos holísticos abrangendo desenvolvimento de produtos, parcerias com a indústria e esforços para pesquisas inovadoras”, explica em nota Doug Davis, vice-presidente corporativo do Grupo Internet das Coisas da Intel. “Nosso objetivo é estimular a evolução dos recursos convenientes disponíveis atualmente nos carros para melhorar os recursos de segurança do futuro e, eventualmente, as capacidades de autocondução”.
Segundo Davis, o grupo Internet das Coisas da Intel obteve receita de US$ 482 milhões no primeiro trimestre, o que representa uma alta de 32% ano a ano, estimulada pela forte demanda para os sistemas de infotreteinmento veicular. “A Intel acredita que a tecnologia que equipará o futuro da condução está evoluindo rapidamente, e por meio de pesquisas, investimentos e novos produtos, a empresa pode ajudar a indústria a definir o futuro das experiências de condução e levá-las ao mercado mais rapidamente.”
A INTEL IN-VEHICLE SOLUTIONS
A Intel explica que a Intel In-Vehicle Solutions é uma família de produtos de hardware e software projetada para habilitar as montadoras e seus fornecedores a oferecerem de forma mais rápida e fácil as experiências veiculares que os consumidores desejam, ao mesmo tempo em que reduz o custo de desenvolvimento deles. A família de produtos inclui uma gama de módulos computacionais, um pacote de software integrado contendo sistema operacional, mais middleware e kits de desenvolvimento. Todos são usados para o desenvolvimento dos veículos.
A Intel espera que a sua estratégia de plataforma padronizada, baseada em hardware e software integrados e validados, reduza o tempo de desenvolvimento e custos, permitindo assim que as montadoras apliquem seus recursos de engenharia para inovações tecnológicas e melhores experiências dentro do carro.
PESQUISAS
Um dos projetos que a Intel tem em andamento é a “Pesquisa da Experiência Pessoal no Veículo”, que procura compreender a diversão e o aborrecimento que as pessoas experimentam quando usam seus carros. O estudo busca descobrir o que os consumidores desejam de seus carros e como eles podem ser mais adaptáveis, previsíveis e interativos com os motoristas e os arredores.
A Intel também entende que a segurança é primordial para o futuro dos carros. Para tanto, o projeto “Protegendo o Meu Carro Conectado” procura compreender os desafios e o cenário de ameaças do carro conectado. O estudo demonstra a vulnerabilidade potencial do sistema telemático do carro e demonstra como a proteção da memória pode defender os principais software e hardwares do veículo. Esta tecnologia pode, posteriormente, ser pareada com a tecnologia da lista segura da McAfee da Intel Security para proteger totalmente o carro conectado.
Além destes estudos, especialistas da Intel estão trabalhando em uma variedade de pesquisas que buscam tornar as estradas mais seguras, além de coletar dados sobre a maneira mais segura e intuitiva para os motoristas interagirem com seus veículos. A empresa aposta que sensores avançados, computação e dados interconectados revolucionarão a maneira como as pessoas trabalham e se conectam umas com as outras.
Atualmente, a tecnologia da Intel é usada no sistema de navegação profissional da BMW para todos os seus modelos de veículos, no sistema de infotretenimento Infiniti InTouch do Infiniti Q50 e no sistema de informação para motoristas do novo Hyundai Genesis 2015. A Intel diz que tem se alinhado com montadoras para desenvolvimento de novas pesquisas.