
A Intel Automotive e a Karma Automotive selaram parceria para os próximos veículos da marca chinesa. O acordo prevê o co-desenvolvimento de arquitetura de veículo definido por software (que, em inglês, atende pela sigla SDV).
A ideia é que a nova plataforma já sirva ao Kareya, que a fabricante pretende lançar nos Estados Unidos em 2026. A Karma é uma empresa de capital chinês, porém sua sede fica na Califórnia.
VEJA MAIS:– Stellantis engorda receitas em 250% com negócios de software– Software, eletrificação e reciclagem podem render US$ 660 bilhões à indústria até 2030
A Karma diz que a arquitetura SDV permite desenvolvimento mais rápido e preciso por software e subsistemas, o que reduz custos e promete trazer benefícios em termos de eficiência energética para os futuros veículos.
A parceria entre a Intel e a Karma também prevê a comercialização da tecnologia. Segundo as empresas, os SDVs poderão ser compartilhados “para dar suporte à transformação da indústria automotiva mais ampla”.
Faça negócios e amplie seu relacionamento no ecossistema da mobilidade no #ABX24
“Para os Tier 1 e OEMs que ainda não estão prontos para dar o salto da maneira antiga de fazer as coisas para a nova, a Karma Automotive atuará como uma aliada, ajudando-os a fazer essa transição com soluções SDV business-to-business”, explicou Marques McCammon, presidente da Karma Automotive.
A montadora diz que o negócio será nos mesmos moldes da Karma Connect, uma plataforma de gerenciamento de dados de veículos e serviços over the air, que abastece um dos maiores fornecedores da indústria automotiva global atualmente.