“A procura por veículos usados cresceu muito nos últimos anos e é importante estarmos atentos a este movimento. O brasileiro dá sinais de que está disposto a comprar ou trocar de veículo, mas sem se aventurar”, afirma o CEO do iCarros, Sylvio de Barros.
Entre as marcas mais citadas na intenção de compra dos consumidores interessados em veículos novos, a Chevrolet lidera com 24%, seguida pela Fiat, com 17%, e Volkswagen, com 10%. Uma parcela considerou as marcas Honda (8%), Toyota (7%) e Hyundai (7%) com índices acima de seus níveis atuais de participação de mercado, evidenciando potencial crescimento dessas marcas.
A pesquisa mostra também que 65% dos interessados em comprar um veículo pretendem fazê-lo por meio de financiamento, enquanto 41% devem utilizar seus veículos como parte do pagamento. Apenas 8% planejam pagar à vista.
INTERNET COMO FERRAMENTA DE COMPRA
A internet tem se tornado um importante canal, não apenas de apresentação de veículos, mas também para a venda. O estudo revelou que mais de 40% demonstraram interesse em comprar um automóvel on-line.
“Sabemos da importância da internet e do interesse do consumidor, embora haja uma certa resistência na hora de finalizar a compra por esse canal. Todavia, a pesquisa mostrou que 9% dos clientes faria o processo completo, incluindo o pagamento on-line. Essa é uma oportunidade de as marcas investirem para atrair cada vez mais clientes para essa plataforma”, reforça o diretor de operações da J.D. Power do Brasil, Fabio Braga.
Entre as buscas por veículos, os itens mais procurados pelos consumidores são qualidade (45%), conforto (40%) e reputação da marca/montadora (34%). Design e estilo também foram itens mais valorizados na busca por veículos novos (38%) do que por aqueles que procuram carros usados (30%).
“Ao mapearmos as preferências do consumidor, oferecemos mecanismos para que os lojistas tracem a estratégia mais adequada de acordo com seu público”, conclui Sylvio.