
A aquisição inclui:
• A fábrica de rodas em Limeira, SP, para 14 milhões de rodas para veículos leves/ano e cerca de 800 funcionários;
• A fábrica de rodas mexicana na cidade de San Luis Potosí, para 6 milhões de rodas/ano e cerca de 400 funcionários;
• Escritório de suporte aos clientes (vendas, engenharia, qualidade, logística e
finanças) para os negócios na América do Norte, na cidade de Troy, Michigan, nos
Estados Unidos, com cerca de 20 funcionários e 3 depósitos arrendados.
A Iochpe-Maxion é o maior fabricante brasileiro de rodas e chassis para veículos comerciais, vagões de carga e fundidos ferroviários.
A finalização do acordo para venda das operações da ArvinMeritor para a Iochpe-Maxion deve passar ainda por aprovação legal nos países em que atuam e há expectativa para conclusão da transação até o final de setembro de 2009.
A ArvinMeritor produz apenas rodas de aço e domina cerca de dois terços do mercado brasileiro. No país o produto, que atende veículos leves, é conhecido pela marca Fumagalli, nome original da empresa em Limeira. No México as linhas de montagem produzem rodas para veículos leves e também para veículos comerciais leves e médios.
A unidade de sistemas para portas, incluindo levantadores de vidros e fechaduras para veículos leves, que possui linhas de montagem em Limeira, não está incluída no acordo com a Iochpe Maxion.
ArvinMeritor: só pesados
Na segunda-feira, às 8h30 da manhã, o presidente mundial e CEO da ArvinMeritor, Chip McClure, deverá estar em São Paulo para uma reunião com jornalistas, onde a qual falará das estratégias da empresa em nível global e no Brasil.
A venda dos negócios de rodas da empresa não foi surpresa. Desde o ano passado a ArvinMeritor já havia anunciado sua intenção de preservar a atuação apenas no segmento de veículos comerciais.
A ArvinMeritor fornece globalmente sistemas e componentes para veículos comerciais e leves. No Brasil a empresa permanece com as instalações em Osasco, SP, com fábrica de eixos para caminhões e ônibus, junto à qual opera também a divisão de mercado de reposição.
Em Limeira, SP, até segunda ordem, continua operando sob a bandeira ArvinMeritor a unidade de sistemas para portas, incluindo levantadores de vidros e fechaduras para veículos leves.
Os negócios de rodas da ArvinMeritor obtiveram entre outubro de 2007 e setembro de 2008 (ano fiscal) uma receita líquida de aproximadamente US$ 325 milhões.