logo

Ipiranga começa venda de diesel R5 aditivado

Distribuidora é a primeira no país a comercializar o combustível com aditivos para o mercado corporativo
Author image

Redação AB

30 out 2023

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O diesel R5 já começa a ser comercializado no Brasil. A Ipiranga iniciou a venda do combustível para clientes empresariais no Sul do país, no sistema de transporte público de Araucária (PR). A expectativa da empresa é expandir a distribuição para outras regiões até o fim de 2023.


VEJA MAIS:– Ipiranga muda marca para tentar se associar à ideia de mobilidade– Transição energética demanda movimentos multimodais dos postos de combustíveis


É a primeira vez que este tipo de combustível, com aditivos, é comercializado no mercado brasileiro. O diesel R5 tem 5% de sua fórmula de origem renovável, a partir do coprocessamento de óleos vegetais ou gordura animal com óleo diesel de petróleo. 

Até mesmo o óleo de soja, usado em comidas, pode ser utilizado no processo. Segundo testes da Petrobras, o uso de óleos renováveis neste combustível é capaz de evitar a emissão de 1 tonelada de CO2 Equivalente para cada 9,5 mil litros, quando comparado ao diesel de origem 100% fóssil.

Além disso, o R5 recebe 12% de biodiesel, como estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

No caso do diesel que a Ipiranga começou a vender, ele faz parte da linha Ipimax (lançada em abril pela companhia) e recebe um pacote de aditivos. Estes têm funções detergentes e antioxidantes como os usados em gasolina e etanol aditivados. 

Segundo a Ipiranga, os combustíveis da linha Ipimax podem contribuir para uma economia de combustível entre 3% e 5% se comparado aos combustíveis comuns.