logo

Ipiranga lança curso de capacitação para mulheres motoristas

Iniciativa da distribuidora visa qualificar condutoras para o trabalho no setor de óleo e gás
Author image

Redação AB

21 set 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Ipiranga vai lançar um curso para mulheres motoristas profissionais entrarem na indústria de óleo e gás. Segundo a companhia, o “Operação Mulher Motorista” é gratuito e tem apoio da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (FABET). 

“Serão 16 vagas e 156 horas de aulas em outubro na FABET, na cidade de Mairinque (SP), com hospedagem, alimentação e bolsa-auxílio incluídos”, informou a Ipiranga.

Iniciativa fortalece política de diversidade e inclusão

Para participar do processo seletivo é necessário ter mais de 21 anos, além de carteira nacional de habilitação nas categorias D ou E. Segundo a companhia, é desejável que as candidatas tenham, ao menos, um ano de experiência em transporte ou trânsito.

A Ipiranga informou, ainda, que a seleção será realizada por meio de entrevista online e haverá avaliação psicológica e veicular na FABET de forma presencial. O início das aulas está previsto para a segunda quinzena de outubro. Há possibilidade de parte das formandas serem contratadas pelas transportadoras que prestam serviço para a Ipiranga, mediante disponibilidade.

“Devido ao sucesso do ‘Operação Mulher’, que tem como foco a formação de mulheres para ingressar em áreas operacionais no setor de óleo e gás, decidimos ampliar as oportunidades para mulheres se capacitarem como motoristas e ingressarem no transporte de combustíveis. Essa iniciativa fortalece nossa política de diversidade e inclusão”, afirma Luciana Domagala, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade da Ipiranga.


VEJA MAIS:– Ipiranga muda marca para tentar se associar à ideia de mobilidade


Segundo a companhia, atualmente, cerca de 29% das mulheres estão em posições executivas e de liderança. Na vice-presidência, o índice chega a 33%.

A empresa também acaba de aderir ao Movimento Mulher 360, ação empresarial voltado para equidade de gênero que, ao lado de 100 empresas, trabalha para acelerar o avanço da equidade de gênero no segmento corporativo. 

“Como forma de contribuir para o desenvolvimento local, a Ipiranga tem hoje 22 projetos sociais próprios e incentivados em todo o país, voltados para educação e geração de renda”, informou a Ipiranga.