Mari Katayama, diretora do Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT (NT-PME), que será responsável pelo atendimento às companhias, explica que um problema atual é o despreparo de algumas MPMEs para cumprir as exigências técnicas de grandes clientes, como os da indústria automobilística e do setor de petróleo e gás. Ela lembra que na concorrência externa as dificuldades se ampliam, uma vez que é necessário conhecer previamente os regulamentos técnicos do mercado alvo, adequando os produtos antes de iniciar a comercialização.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Nelson Baeta Neves Filho, assegura que a iniciativa vai estimular o crescimento das MPMEs: “O projeto promoverá a competitividade das empresas e a melhoria do ambiente de negócios, com o aprimoramento da qualidade dos produtos e dos processos operacionais, além de possibilitar a conquista de novos clientes e mercados com a adequação aos padrões nacionais e internacionais.”
As empresas interessadas devem entrar em contato diretamente com Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT, pelos telefones 11 3767-4204/3767-4471 ou pelo e-mail [email protected].
MODALIDADES DE ATENDIMENTO
PRUMO (Projeto de Unidades Móveis) – As unidades são equipadas com aparelhos laboratoriais portáteis. Os técnicos visitam a empresas para diagnosticar problemas tecnológicos. São propostas correções e modificações, para resultados imediatos de aumento da qualidade de produtos e índices de produtividade.
PROGEX – Oferece apoio às empresas para adequação técnica de produtos para exportação, conforme as necessidades de determinado mercado. Inclui: atendimento às normas técnicas, design de produtos e embalagens; pré-qualificação e qualificação de produtos para obtenção e selos e marcações internacionais como a CE.
GESPRO – A assistência visa à melhoria do processo produtivo, por meio de técnicas de gestão. Contempla atividades relacionadas à redução de custos, cumprimento de prazos de entrega, balanceamento da produção.
QUALIMINT – Apoio às empresas nacionais para competir no mercado interno, frente a produtos importados. Geralmente são atendidos setores como petróleo e gás e indústria automobilística.
PROLIMP – Ações para adoção de tecnologias mais limpas ou melhorias de processos existentes, visando à redução de energia, água e outros insumos, além de reduzir rejeitos de produção.