
O instituto estará empenhado também no fortalecimento da implementação de barreiras técnicas legais para estabelecer requisitos mínimos de qualidade para produtos automotivos importados. A tarefa já começou, junto ao Inmetro e ao Sindipeças.
Marcio Fontoura Migues, reeleito presidente executivo e representante da Anfavea, enfatiza que alguns componentes automotivos importados chegam ao mercado nacional sem nenhuma restrição técnica e podem circular com pouca ou nenhuma qualidade.
“O IQA tem papel fundamental na disseminação do conceito de qualidade na indústria automotiva brasileira, essencial para a competitividade no Brasil e no exterior”, ressalta Jackson Schneider, presidente da Anfavea, que foi uma das fundadoras do IQA, junto com Anfavea e Sindirepa.
A nova diretoria possui 32 dirigentes ligados à cadeia automotiva e também a associações de classe nas áreas da qualidade, plástico, vidro e engenharia, além de institutos de pesquisa, órgãos do governo, indústrias e representantes de entidades fundadoras do Instituto.
Ao lado do presidente Marcio Migues a diretoria executiva tem Ingo Pelikan (Anfavea/Mercedes-Benz), Antônio Carlos Bento de Souza (Sindipeças), Fernando Herrera Neto (Sindipeças/Olsa) e José Nogueira dos Santos (Sindirepa/Dikar).