logo

IQA realiza ação interna sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Promovida pelo time Diversidade & Inclusão do IQA, a iniciativa teve a intenção de conscientizar colaboradores e contou com palestra de Ingo Pelikan como destaque
Author image

Redação AB

17 out 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva promoveu no dia 23 de setembro, um evento interno para falar sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado na data de 21 de setembro. O encontro faz parte de uma série de ações que o time de Diversidade & Inclusão do IQA organiza para conscientizar seus colaboradores.


Leia também:
– IQA lança estratégia de Diversidade & Inclusão
– Curso do IQA prepara profissionais da qualidade para desafios da cadeia automotiva
– IQA terá papel fundamental na qualificação da mão de obra no contexto da descarbonização


O superintendente do IQA, Alexandre Xavier, fez a abertura. “Nossa ideia é abrir espaço para discussão, abordar questões diferentes e estimular a empatia. Essas são discussões fundamentais que geram ganhos importantes para os nossos colaboradores em relação ao que vivemos na sociedade”.

O analista de Recursos Humanos do IQA, Felipe Alonso, iniciou a apresentação informando aspectos gerais sobre o tema, como terminologia correta a ser utilizada e sobre discriminação e preconceito social sofridos por pessoas com alguma deficiência, além de alertar para frases preconceituosas que devem ser evitadas. 

O evento teve ainda como destaque a participação do ex-diretor-presidente do IQA, Ingo Pelikan, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em 2020. Na oportunidade, falou sobre sua reabilitação e as mudanças ocorridas após o acidente. 

Demonstrando bom humor, Pelikan narrou as mudanças enfrentadas no processo de recuperação para voltar a andar, falou sobre as longas horas de fisioterapia e até comentou o dia a dia com os familiares. Segundo ele, a falta de empatia e a luta pela acessibilidade, contudo, são os principais desafios enfrentados diariamente. 

No intuito de gerar reflexão entre os presentes, o ex-diretor-presidente fez questão de contar uma de suas primeiras visitas a um shopping na cidade de São Paulo (SP) em que precisou usar um elevador especial.  “O primeiro passeio que eu fiz foi em um shopping. Lá tem um elevador exclusivo para cadeirantes. Me posicionei lá e fiquei esperando, esperando e nada. Depois de um bom tempo ele chegou. Quando abri a porta só tinha uma molecada lá dentro. Alguém saiu de lá para que eu pudesse entrar? Não. E eles tinham condições de usar outros meios”.

Diretor-presidente do IQA entre 2013 e 2020, Pelikan viu em sua gestão a entidade dar os primeiros passos com pautas ligadas a diversidade e inclusão, como a assinatura dos Princípios de Empoderamento da Mulher (Women’s Empowerment Principles – WEPs), compromisso com a ONU Mulheres pela promoção da equidade de gênero.