logo

none

ITV pode reduzir em 30% as mortes no trânsito

Estudos realizados pelo Grupo de Manutenção Automotiva, apresentados em audiência pública em Brasília dia 14 de outubro, indicam que a implantação da Inspeção Técnica Veicular pode reduzir em até 30% o número de acidentes, salvando 12 mil vidas ao ano – uma média de 33 pessoas ao dia.
Author image

cria

09 nov 2009

2 minutos de leitura

A inspeção também contribui sensivelmente para economia em gastos com a saúde pública, o que permitiria aumentar a aplicação de recursos em melhorias de infra-estrutura, como aumento de leitos hospitalares e políticas de prevenção de doenças.

Segundo o GMA a inspeção técnica veicular já existe em quase cinquenta países com resultados que demonstram a eficácia da medida na redução de acidentes de trânsito.

No Brasil a norma 14.624 da ABNT prevê que serão inspecionados dez sistemas dos veículos e mais de trezentos itens para assegurar que componentes ligados diretamente à segurança do veículo (direção, freios, suspensão, pneus e rodas) funcionem adequadamente.

Segundo o GMA, enquanto no Japão ocorre 1,77 morte para cada dez mil acidentes; na Europa 2,7; na Costa Rica 2,8 morte; e no Brasil, 12,4 mortes.

O GMA calcula que a ITV pode gerar 65 mil postos de trabalho em oficinas de reparação, montadoras, indústria de autopeças, estações de inspeção e criação de sistema de desmontagem e remanufatura de peças.

Desde 1997 existe a resolução nº 84 do Contran (artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro, conforme lei 9.503 de 23/09/97), que prevê a implantação da Inspeção Técnica Veicular no País, ainda não implementada. Em 2001 houve outra tentativa com a apresentação à Câmara dos Deputados o projeto de lei 5.979, que estabelece as condições para a implantação da inspeção de segurança e até hoje aguarda parecer no Congresso.