
“Nas últimas décadas, a empresa investiu em pesquisas para a produção de veículos ecológicos, e, por isso, hoje é líder mundial na tecnologia GNV. O Brasil só tem a ganhar com esses projetos e a Iveco quer ser a protagonista no cenário de transporte sustentável”, afirma otimista Davi Lunardi, diretor da gama de veículos pesados da marca.
O executivo aponta algumas vantagens deste tipo de abastecimento: “Em relação ao diesel Euro 3, temos uma emissão de CO2 25% menor, economia de 20% de combustível, um nível de ruído de seis decibéis mais baixo, além de o combustível ter grande disponibilidade no meio ambiente.”
Para testar o desempenho dos veículos, que contam com motores FPT, a Iveco fez uma série de parcerias com diversas empresas – desde coletoras de resíduos urbanos, de transporte de passageiros até as de distribuição de itens de consumo. As parcerias foram focadas, por enquanto, nas regiões sul e sudeste do Brasil. Ainda não há previsão de quando os modelos passarão a ser vendidos.
DAILY
Nesta linha, duas versões contarão com o abastecimento a GNV: a furgão e a versão chassi/cabine, destinadas principalmente ao uso urbano. Segundo Ugo Delfino, diretor de engenharia da Iveco América Latina, ambas estão sendo testadas nas ruas de Minas Gerais e de São Paulo, respectivamente, pelas empresas associadas. A versão chassi/cabine, por exemplo, está sendo usada para o serviço de Home Personal Care & Foods.
TECTOR
Uma versão automatizada do caminhão Tector também é movida a GNV e está sendo utilizada para a coleta de lixo em São Paulo. Enquanto outra do Tector manual, também é aproveitada para o mesmo fim, porém no Rio Grande do Sul. Delfino diz que o motor desta versão manual, com 16 toneladas de PBT, tem seis cilindros, 126 metros cúbicos de gás e autonomia para rodar até 350 quilômetros. “Ele já está preparado para ser abastecido com biometano, combustível renovável com um conteúdo de energia e composição química semelhante à do gás natural”, revela.
EURORIDER
O ônibus urbano Eurorider 4X2, com câmbio automático e capacidade para 83 ocupantes, completa a gama de veículos GNV da Iveco a serem vendidos no Brasil. Desenvolvido na Europa, ele acaba de chegar ao País e será testado em Minas Gerais. Delfino afirma que a Iveco tem cerca de 3 mil ônibus urbanos a gás rodando em todo continente europeu e espera que o sucesso se repita no Brasil.
Assista à entrevista exclusiva com Davi Lunardi, diretor de pesado da Iveco: