logo

comerciais

Iveco apresenta Stralis movido a gás

Redação AB
Author image

cria

25 abr 2012

1 minutos de leitura

G_noticia_13865.jpg

A Iveco apresentou na Europa o novo modelo Stralis LNG (gás natural liquefeito, na sigla em inglês) durante o evento Bedrijfsauto 2012, realizado no centro de exposições RAI, em Amsterdã, na Holanda. O modelo, que já está disponível para vendas em todo o continente, é indicado para operações de pequenas e médias distâncias.

O Stralis LNG apresentado na exposição é um cavalo mecânico de dois eixos com semirreboque, motor Cursos 8, movido a gás natural, com uma potência de 330 cv, câmbio manual e EBS, sistema de freios controlados eletronicamente. A capacidade de carga varia entre 18 e 40 toneladas.

“A tecnologia dos veículos a gás natural representa uma prioridade para as atividades da Iveco. Estamos entre os poucos fabricantes que anteciparam a utilização do metano como fonte de energia alternativa”, disse Alessandro Mortali, vice-presidente sênior na área de pesados na Iveco (foto).

O uso de gás natural em veículos comerciais representa vantagem econômica para os operadores: um dos principais benefícios da tecnologia é a autonomia de rodagem com um alcance de até 750 km.

Hoje, a Iveco é líder europeia na pesquisa e comercialização desses veículos, com 11 mil unidades em circulação, pelo setor público e privado. Segundo a empresa, os potenciais clientes para os caminhões LNG são as que atuam nos setores de alimentos, bebidas e transporte de combustível e operadores logísticos especializados em entregas noturnas, que devem seguir as leis de silêncio dos grandes centros urbanos.

Em média, a redução de ruído nos Stralis movidos a gás natural é de 3 a 6 decibéis na comparação com um modelo convencional que roda com diesel.