
O novo modelo faz parte de um dos principais segmentos de caminhões, o de semipesados com 26 toneladas de peso bruto total (PBT). Trata-se de um mercado de cerca de 9 mil unidades, das quais 25% utilizam o balão de concreto ou betoneira.
Segundo a Iveco, o aço utilizado na fabricação de seu chassi é o mesmo aplicado no off-road Trakker. O motor do Tector Concreto é um FPT de 280 cavalos de potência e 96,9 kgf.m de torque. Há duas opções de distância entre eixos, 3,69 e 4,81 metros. O tanque de combustível de alumínio tem 400 litros de capacidade. O banco de passageiro é biposto e há uma escotilha no teto que aumenta a circulação de ar no interior da cabine.
O tacógrafo é semanal. O volante tem ajuste de altura e o ar-condicionado é de série. Os vidros são verdes e ajudam a reduzir a incidência de raios solares dentro da cabine, além de diminuir a temperatura interna. Há ainda o espelho de aproximação do lado do passageiro, que auxilia o motorista a manobrar o veículo em áreas restritas e pequenas, comuns nos canteiros de obras.
Os freios têm ajuste automático e assim reduzem o número de paradas para manutenção. O escape vertical reduz o contato do motorista e ajudantes com a emissão de partículas. O lançamento traz ainda alarme sonoro de ré e defletor de ar da hélice do radiador, que diminui o excesso de poeira dentro das obras.