
A montadora entregou o veículo para Setcesp no fim de janeiro e as transportadoras, que devem ficar um mês cada com o VUC, já colocaram o modelo para rodar. O gerente de frota e tráfego da Mira Transportes, Arílson Abreu, comemora a parceria para carros movidos a combustíveis alternativos. “Ficamos felizes em fazer parte do projeto. Essa iniciativa ajudará o meio ambiente e também a desenvolver veículos confiáveis movidos a GNV para o transporte em grandes centros urbanos”, afirmou.
A montadora realiza testes com veículos movidos a combustíveis alternativos desde 2011 e já desenvolveu diversos modelos movidos a gás. Especificamente neste projeto, a Comgás fornecerá para as empresas de transporte todo o gás que for necessário durante o período dos testes. A Iveco visa comprovar a eficiência de veículos movidos a outros combustíveis, segundo Fábio Nicora, engenheiro sênior de produto, responsável pela área de inovação da empresa. “Cada vez mais o Brasil segue o caminho que já é trilhado na Europa”, reconhece.
OS BENEFÍCIOS
De acordo com dados divulgados pela Iveco, a versão a gás diminui os ruídos em seis decibéis em relação ao modelo com motor diesel. O Daily GNV permite redução de 84% da emissão do gás Nox e 25% menos CO2. O modelo, protótipo de veículo comercial leve, conta com um motor de ciclo otto, quatro cilindros e 3 litros de cilindrada, que desenvolve potência máxima de 136 cv e torque de 350 Nm. O GNV é armazenado em seis cilindros, com pressão de 200 bar. A capacidade de gás armazenada permite autonomia de 350 km no uso urbano.