
Para Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus para a América Latina, o segmento de transporte de passageiros está cada vez mais sensível à tendência de conforto e acessibilidade para os passageiros, pontos que, cada vez mais, norteiam os projetos da montadora: “O modelo negociado com Minas Gerais é baseado no chassi 150S21, projetado para rodar em ambientes urbanos e rurais mantendo o bem-estar dos alunos a bordo, inclusive de passageiros com mobilidade reduzida”, afirma.
Segundo o gerente de marketing de produto, Gustavo Serizawa, o veículo é o único da categoria com dispositivo de bloqueio de diferencial automático, que facilita a transposição de atoleiros sem a intervenção do motorista.
Com capacidade para 48 alunos, o 150S21 na versão ORE 2 (Ônibus Escolar Rural Médio) oferece itens como elevadores para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes, uma cadeira de rodas de série, porta larga com dispositivo antiesmagamento e saída de emergência, além de porta-mochila no teto e redes nas costas dos assentos para acomodação do material escolar.
Completam a lista de equipamentos os sensores e câmera de ré, sistema de áudio com rádio AM/FM, tacógrafo eletrônico, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto, roda reserva com caixa de ferramentas, redução de balanço dianteiro e traseiro. O motor é o FPT N45 que entrega 206 cv de potência.