
“O valor investido vem sendo feito para aumentar o conteúdo local em nossos veículos na América Latina. Hoje, 70% dos nossos fornecedores são regionais, sendo que, desse percentual, 25% das nossas compras são de empresas que estão localizados em Minas Gerais”, disse George Ferreira, diretor de compras da Iveco.
VEJA MAIS:
– Daily elétrico recebeu R$ 100 milhões de investimento da Iveco
– Com encomenda do Caminho da Escola, Iveco vai acelerar produção
Segundo ele, no último ano a companhia buscou nacionalizar fornecedores para componentes de acabamento interno e externo e para motores.
“Aumentamos o nosso conteúdo regional. Mas, não paramos o nosso processo de nacionalização, buscando sempre a ‘minerização’”, ressaltou o executivo.
Ferreira disse que para o próximo ano a companhia espera aumentar em 5% o conteúdo regional, principalmente em componentes de motor, acabamentos internos e externos.
“Fizemos ações na Itália e Índia para trazer esses parceiros mais próximos de nossas plantas e dando mais flexibilidade às nossas fábricas”, afirmou.
Daily elétrico pode ter produção no Brasil
Nessa estratégia de aumento de conteúdo local, Ferreira disse que a Iveco avalia a nacionalização de componentes de motores elétricos, caso o desempenho nas vendas do e-Daily seja suficiente para iniciar a produção local.
“Quando se trabalha no processo de nacionalização de componentes conseguimos diminuir o custo logístico e isso auxilia no contexto de reduzir a pegada de carbono”, disse Ferreira.
“Introduzir produtos mais sustentáveis, como alguns produtos a gás, biometano e elétricos que comercializamos no Brasil e na Argentina. Vamos ter agora a família Tector também com essa versão a gás e o e-Daily vamos importando e temos planos de produzir aqui na região.”
Contratação em Sete Lagoas e ajuste em férias na Argentina
Além da estratégia de aumentar o conteúdo local, a Iveco busca conquistar participação no mercado brasileiro. A expectativa é deter até 10% nas vendas de caminhões. No ano passado, a companhia fechou com uma fatia de 9,7%, puxada pelo extrapesado S-Way.
“Temos alguns campeões de vendas no Brasil, o Daily chassi cabine, o Tector e o S-Way, que hoje puxa o forte crescimento da companhia”, disse Ferreira.
Conheça as novas respostas aos desafios da cadeia de valor no #ABX24
Segundo o executivo, atualmente a fabricante produz 20 caminhões S-Way por dia em Sete Lagoas e a expectativa é aumentar esse ritmo de produção já este ano. Para isso, a Iveco vai contratar mais 145 pessoas para a unidade mineira entre setembro e novembro.
Ferreira disse que não se trata de uma abertura de mais um intervalo de trabalho, e sim de uma adequação da produção com o aumento da demanda no mercado latino-americano.
No ano passado, contando Brasil e Argentina, a Iveco produziu 16 mil veículos e 50 mil motores. Na região, a companhia emprega 3,5 mil funcionários.
“Além de adequar a produção em Sete Lagoas para atender a demanda, na fábrica de Córdoba vamos adiar as férias coletivas do fim do ano para atender ao mercado local. As paradas que seriam realizadas em dezembro serão realizadas no fim de janeiro ou início de fevereiro”, adiantou Ferreira.
