logo

Iveco fornecerá 1,2 mil ônibus ao Caminho da Escola

Veículos foram equipados com Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), para pessoas com mobilidade reduzida
Author image

Redação AB

29 jan 2020

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Iveco venceu licitação para fornecer 1,2 mil unidades do Ônibus Escolar Rural Médio (ORE 2) para o programa Caminho da Escola. Os veículos utilizam como base o chassi 10-190. Eles farão o transporte diário de cerca de 50 mil alunos. A negociação é resultado de um pregão realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O modelo foi projetado e desenvolvido na fábrica da empresa em Sete Lagoas (MG). Tem capacidade para 44 alunos e conta com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para pessoas com mobilidade reduzida. O sistema posiciona a poltrona do lado de fora do ônibus, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento.
O DPM não reduz a capacidade de passageiros, como ocorre em veículos adaptados que utilizam elevador para cadeirantes. O motor utilizado nos ônibus é produzido pela FPT. Tem 190 cavalos. A transmissão é manual de seis marchas.
De acordo com a Iveco, o chassi 10-190 passou por testes que comprovam o atendimento às especificações exigidas pelo governo. “Trabalhamos para antecipar tendências que atendam às necessidades do Caminho da Escola e de outras operações do setor”, afirma o diretor da empresa para a América do Sul, Humberto Spinetti.
Cerca de 8,5 mil ônibus Iveco já foram incluídos anteriormente ao Caminho da Escola. O programa é voltado a estudantes de áreas rurais e ribeirinhas e também inclui a aplicação de embarcações e bicicletas.