logo

none

Iveco já fabrica o Tector Stradale em Sete Lagoas

O Tector Stradale, como o nome sugere, é um caminhão com vocação para trabalhar na estrada. O semipesado 6×2 para 23 toneladas de peso bruto total (incluindo a carga) entrou em produção na fábrica da Iveco em Sete Lagoas.
Author image

cria

17 ago 2009

3 minutos de leitura

G_noticia_4319.jpg

O novo caminhão oferece o maior entre-eixos do mercado (5,67 metros) e permite a
utilização de implementos disponíveis em todos os tamanhos para modelos de sua categoria.

O motor de 250 cavalos está acoplado a um câmbio ZF 9S de 9 marchas equipado com eixo de redução simples, que dispensa a utilização do ‘split’.

A Iveco explica que pensou no veículo também como escritório e residência do motorista. “O Stradale é um caminhão de excepcional dirigibilidade. Proporciona condução menos desgastante e mais segura para o motorista em longos trechos de estrada” – garante Antonio Dadalti, vice-presidente comercial e institucional da Iveco.

Para Dadalti, o veículo tem o visual mais moderno do segmento. “É um cartão de visitas do proprietário” – afirma. Ele destaca também o conforto da cabina, banco com suspensão pneumática, painel moderno com computador de bordo.

O Tector Stradale traz um pacote promocional de lançamento que inclui um ano para o caminhão e um ano adicional para o conjunto motor, câmbio e eixos; taxas competitivas e dois anos de troca de óleo.

Mercado expressivo

Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco no Brasil, explica que o mercado brasileiro dos semipesados (16 a 26 toneladas de PBT) movimenta cerca de trinta mil unidades por ano, das quais vinte mil são versões 6×2, os chamados ‘trucados’. A maioria deles é comprada para aplicação rodoviária, o que torna este tipo de modelo uma presença marcante nas rodovias brasileiras.

Com a ajuda do Tector Stradale a Iveco espera vender mais de duas mil unidades de toda a gama Tector já em 2010 e aumentar o volume gradativamente nos anos seguintes.

Maior volume de carga

“Nenhum concorrente atende as exigências do caminhão estradeiro 6×2 semipesado de forma tão ampla quanto esta versão”, assegura Paulo Razori, engenheiro de marketing de produto de veículos semipesados da Iveco.

O especialista afirma que mesmo sendo um ‘cabine leito’ o veículo apresenta a maior plataforma encarroçável, o que aumenta a eficiência do caminhão. Assim, é possível instalar um baú de até 8,6m de comprimento, o que acrescenta até 4 m3 de volume de carga diante dos concorrentes.

Motor e câmbio

Razori garante também que o Stradale é um veículo fácil de dirigir, com trocas suaves na caixa de marchas ZF, que não utiliza split. O motor de seis cilindros, 5,9 litros e 250 cavalos é um dos mais potentes do segmento.

O freio motor (de série) pode ser acionado de forma automática (ao tirar o pé do acelerador), acionado pela folga do pedal de freio de serviço ou por meio de um botão no assoalho, ao lado do pedal da embreagem.

O piloto automático ajuda a manter a velocidade constante nas vias de topografia plana.