
Para o presidente da Iveco América Latina, Marco Mazzu, o veículo é o mais moderno e eficiente da categoria dos pesados, que passa por uma fase de modernização.
“Com o Cursor 330 reafirmamos a proposta de oferecer os caminhões mais modernos e eficientes ao mercado brasileiro e latino-americano”, afirma o executivo.
A cabine tem novo design e vem com nova suspensão de quatro pontos para elevar o nível de conforto dos ocupantes. Há três versões: curta teto baixo, leito teto baixo e leito teto alto.
O motor com 324 cv é uma nova versão mais potente do Iveco-FPT Cursor 8, combinado com o câmbio ZF1650 de 16 marchas, que propicia ganho de 25% na partida em rampa e a boa velocidade final de 135 km/h.
Concebido para operar com semirreboques de três eixos em aplicações focadas na distribuição varejista, transporte de combustível e cegonha, o Cursor atende um segmento que responde por 6% do mercado brasileiro de caminhões.
Antonio Dadalti, vice-presidente comercial e institucional da Iveco Latin America, explica que cerca de 60% das vendas desse tipo de veículo correspondem a modelos de cabine mais moderna.
“Temos 8% desse segmento com o Cavallino, que continuará como modelo de entrada. Com a chegada do Cursor 330 pretendemos subir para 12% nossa participação já em 2010”, aposta Dadalti.
O Cursor é o quinto novo caminhão da Iveco no Brasil em dois anos. Desde setembro de 2007 já foram lançados os novos Daily, Stralis, Tector e Trakker. O modelo será produzido no Centro Industrial Integrado da Iveco de Sete Lagoas (MG) e também na fábrica de Córdoba, na Argentina.
A engenharia da Iveco Latin America garante que o Cursor está totalmente adequado às condições de uso na região. Ela dedicou ao projeto 300 mil quilômetros de testes, 18 meses de desenvolvimento e um investimento de R$ 5 milhões, envolvendo uma equipe de 25 engenheiros e dezenas de técnicos dedicados.
De série
– Painel de instrumentos com computador de bordo de múltiplas funções.
– Volante com regulagem em altura e alcance.
– Banco do motorista com suspensão pneumática de série.
– Vidros verdes.
– Dez porta-objetos.
Opcionais
– Freios ABS.
– Ar-condicionado.
– Travas e vidros elétricos.
– Rádio CD-player/MP3.
– Tanque de alumínio de 600 litros.
– Rodas de alumínio.
– Defletor de ar para cabine com teto baixo.
– Para-lama traseiro tripartido.
– Buzina pneumática (na versão teto alto).
Powertrain
FPT Cursor 8, de seis cilindros, quatro válvulas por cilindro e 7,9 litros, com 324 cavalos de potência a 2.400 rpm, com um torque de 123 mkgf (1.200 Nm) a 1.300 rpm.
Acoplada ao motor vem a já conhecida transmissão ZF1650 com um novo escalonamento de marchas.
O fabricante destaca o freio-motor no cabeçote, sistema que considera um dos melhores do mercado, com menor desgaste das lonas de freio.
O painel do novo modelo sai de fábrica com econômetro, instrumento que indica o consumo instantâneo e a pressão do turbo (novidade no segmento).