logo

Iveco lança veículo elétrico em parceria com a Hyundai

e-Moovy será produzido pela montadora sul-coreana e vendido na Europa pela empresa italiana
Author image

Ana Paula Machado

19 set 2024

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A parceria estratégica entre Iveco e Hyundai começa a dar frutos. A montadora italiana vai lançar na Europa um caminhão totalmente elétrico a bateria, na faixa de 2,5 a 3,5 toneladas, o e-Moovy. O veículo está sendo apresentado no IAA 2024, a maior feira de transporte do mundo

Segundo o diretor de marketing e desenvolvimento de rede, Carlos Fraga, o modelo, que será produzido pela Hyundai na Ásia, será distribuído e comercializado pela Iveco no mercado europeu. 


VEJA MAIS:– Iveco busca elevar conteúdo local e ajusta orçamento de compras

– Daily elétrico recebeu R$ 100 milhões de investimento da Iveco


“A produção desse veículo é da Hyundai, mas existem alguns planos de começarmos a montar esse modelo, porque em veículos comerciais somos muito fortes, enquanto a Hyundai não tem uma presença forte neste segmento”, disse Fraga.

Segundo a Iveco, o e-Moovy tem autonomia de 320 quilômetros e recarga rápida: até 100 km de autonomia adicional em menos de 10 minutos. “Estamos estudando a possibilidade de trazer para o Brasil, mas não tem data definida para isso”, afirmou Fraga.  


Conheça as novas respostas aos desafios da cadeia de valor no #ABX24


Outro veículo que a Iveco está mostrando na feira é o S-eWay “Rígido”. O modelo foi totalmente projetado pela montadora, incluindo o software de bordo. O caminhão tem alcance de 400 quilômetros e sua carga rápida pode fornecer 200 km adicionais de autonomia em menos de 45 minutos. 

“O novo veículo possui eixo eletrificado com potência máxima de 490 kWh, tornando-o ideal para missões urbanas e regionais. Esta versão rígida amplia a oferta de eletromobilidade pesada da linha S-eWay, que já inclui a versão articulada”, disse o executivo.

Eixo eletrificado desenvolvido pela FPT no caminhão Iveco

Aliás o eixo eletrificado foi desenvolvido pela FPT Industrial e, segundo o presidente da companhia para a América Latina, Carlos Tavares, os equipamentos serão usados primeiramente no mercado europeu. Eles podem ser oferecidos para outras operações da FPT caso tenha demanda do mercado. 

“Vamos fazer análises de mercado, se há possibilidade para este novo produto. O nosso plano é fabricar os eixos eletrificados e os não eletrificados e vamos ter duas opções para a Iveco decidir qual deles se adequa ao mercado latino-americano”, disse Tavares. 

FPT também apresenta motor “flex”

O executivo ressaltou que o eixo eletrificado pode ser usado em veículos leves, de até 11 toneladas, e para os caminhões médios, de 29 toneladas a 49 toneladas. “Nossos eixos estão sendo aplicados também nas carretas para aumentar a eficiência do caminhão. Dá mais autonomia para o veículo e aumenta a distância percorrida.”

Além do eixo eletrificado, Tavares afirmou que a FPT também apresentou no IAA um motor “flex” movido a hidrogênio e a gás. O propulsor, que foi desenvolvido pela engenharia europeia, será destinado, no primeiro momento, para a Europa. 

“Há uma infraestrutura já instalada de distribuição de hidrogênio, o que ainda não há, por exemplo, no Brasil. Apesar de acreditar que o nosso país pode ser protagonista na produção de hidrogênio a partir de energia limpa.”