logo

none

Iveco quer 10% de extrapesados com Stralis NR

Author image

Giovanna Riato

23 mar 2010

3 minutos de leitura

G_noticia_6361.gif

Na sexta-feira, 19, a Iveco apresentou à imprensa em Florianópolis o Stralis NR, atualização da linha de extra pesados da marca lançada em 2007. O modelo é resultado de R$ 30 milhões investidos em pesquisa no centro de desenvolvimento de Sete Lagoas, MG, o primeiro da marca fora da Europa.

A produção brasileira atenderá apenas ao mercado interno, cabendo à fábrica de Córdoba, na Argentina, abastecer a demanda do resto da América Latina. “Projetamos vendas entre 4 mil e 4,5 mil unidades do modelo para 2010 e participação de 10% em extrapesados”, informou Marco Mazzu, presidente da marca para a região.

Para chegar ao novo produto a Iveco ouviu opiniões de caminhoneiros, concessionários e parceiros. O resultado combina, segundo a montadora, os conceitos de potência e economia com conforto para atender as indicações da pesquisa realizada.

Uma das preocupações foi aumentar o intervalo entre as manutenções para reduzir o custo operacional do veículo. As revisões periodicas, antes recomendadas a cada 20 mil quilômetros, são indicadas agora a cada 30 mil quilômetros. “Em dois anos a redução no custo das revisões chega quase à metade. Somos um dos mais competitivos para os clientes neste quesito”, destaca Maurício Gouveis, diretor de pós-venda da marca.


Embreagem

É no sistema de embreagem que a linha ganha a principal inovação. Segundo a montadora, o esforço de acionamento é de 8 kgf, metade do exigido por um caminhão convencional e uma redução considerável no esforço do motorista para engatar o veículo.

“A maciez do sistema pode ser comparada à de um automóvel”, afirma o gerente de desenvolvimento de produto, Ricardo Coelho. A tecnologia rendeu o primeiro pedido de patente mundial para o centro de desenvolvimento de Sete Lagoas, MG.

Transmissão

A transmissão ZF promete caixa de câmbio com escalonamento de marchas mais curtas e menor necessidade de troca. “A novidade oferece mais eficiência e conforto para o motorista”, comenta Marco Liccardo, diretor de engenharia de produto.

Motor

A Iveco destaca redução de 5% no consumo dos novos motores com estrutura remodelada e uso de hélice com controle eletrônico, que funciona só quando necessário. O freio motor ganhou sistema de gerenciamento eletrônico e tem potência 20% maior na descida, oferecendo a maior potência de frenagem da categoria aos modelos 460 NR e 410 NR.

A linha chega equipada com tanque de combustível de alumínio para 900 litros e motor FPT de seis cilindros e 13 litros com a maior potência da categoria para versão 460 NR, que alcança 460 cv e tem torque 20% maior do que a versão anterior, chegando a 2.250 Nm.

A configuração 410 NR recebe potência 10% maior, com 415 cv, e tem ganho de 12% no torque, chegando a 2.000 Nm. A versão 380 cv da antiga linha Stralis foi mantida pela montadora como modelo de entrada, com 1.800 Nm de torque máximo.

Fotos: Iveco/divulgação