
Mercado que contribuiu fortemente para esse resultado foi o brasileiro, que já é o maior da JAC fora da China. Segundo dados da Fenabrave, a federação que reúne os concessionários do País, a JAC vendeu mais de 18 mil veículos em 2012 no Brasil (1,1 mil somente em dezembro), o que representa 60% das vendas totais sul-americanas no ano.
São trazidos para o Brasil atualmente os modelos J2, J3, J3 Turin, J5, J6, e o caminhão de pequeno porte T140. O J2 é o mais recente lançamento. Foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro. De janeiro a dezembro de 2012, segundo a Fenabrave, 149 unidades do modelo foram vendidas no Brasil. No Chile, o J2 foi lançado em abril, com vendas de mais de mil unidades no acumulado do ano.
Para fortalecimento de seus negócios na região, a futura fábrica da JAC no Brasil, que está sendo construída em Camaçari (BA), absorve investimentos de R$ 1 bilhão. O primeiro modelo a ser montado será o T140, cujas vendas iniciaram em dezembro passado e que marcou a entrada da marca no segmento de veículos comerciais. Na Venezuela, a fabricante também conta com uma planta de veículos comerciais leves, a única do país.
Quanto às expectativas para 2013, um executivo-chave da fabricante diz: “A JAC considera a América do Sul como uma segunda casa. Promete trazer produtos de primeira classe, qualidade e serviço, bem como a experiência de fabricação para os mercados da América do Sul, fortalecendo as economias e as indústrias automotivas locais. Em 2013, a JAC espera obter crescimento ainda maior.”