
Com a aprovação, a futura montadora esperava iniciar a construção em novembro passado (veja aqui), o que permitiria o início da montagem dos carros no primeiro trimestre do ano que vem. Assim, o novo prazo para o começo da obra estourou mais uma vez, o que provavelmente atrasará o início da produção.
Em 2014 a JAC teve 8,4 mil unidades emplacadas, registrando queda de 47,3% ante 2013. A rede tem hoje cerca de 35 unidades, metade do número alcançado em 2011, ano em que o governo elevou em 30 pontos porcentuais a alíquota do IPI sobre importados.
Em entrevista a Automotive Business durante o Salão do Automóvel, o presidente da JAC Motors do Brasil, Sérgio Habib, admitiu que teria montado uma operação menor se soubesse que os carros teriam a tributação elevada dessa maneira.
Os concessionários aguardam agora lançamentos previstos para este ano, como o utilitário esportivo T6. O modelo está em fase de pré-venda. Tem porte semelhante ao do iX35, mas preço inicial entre R$ 70 mil e R$ 75 mil. Também para 2015 é esperado o T5, com estilo e porte muito próximos aos do Ford EcoSport. O primeiro carro a ser produzido pela JAC em Camaçari terá plataforma semelhante à do modelo J3, mas desenho próprio.
O projeto inicial da fábrica de Camaçari previa inauguração até o fim de 2014. Durante a cerimônia de assentamento da pedra fundamental, um J3 foi enterrado como se fosse uma cápsula do tempo, para voltar à superfície em 20 anos (leia aqui).