
-Veja aqui o vídeo de divulgação do JAC J2.
Criado pela Ogilvy & Mather e produzido pela Vetor Zero, o filme foge do apelo popular do apresentador Fausto Silva, que estrelou os comerciais desde que a marca começou a vender seus carros no Brasil, em março de 2011. O vídeo apela para a pop arte e referências dos quadrinhos e tem como trilha sonora a música “Highway Star”, da banda inglesa Deep Purple.
A mudança na publicidade pode não ser motivada apenas pela busca de um posicionamento diferente para o J2 no segmento. Há possibilidade de a ausência do Faustão ser uma forma de a JAC reduzir despesas, já que as vendas despencaram esse ano após o aumento de 30 pontos porcentuais no IPI de carros importados de fora do Mercosul e do México.
Houve retração de 21,1% nos negócios da companhia entre janeiro e novembro deste ano na comparação anual. A queda aconteceu apesar de este ter sido o primeiro ano cheio de vendas da companhia, já que as concessionárias da marca ainda não estavam abertas em janeiro e fevereiro de 2011. Considerando essa diferença, a média mensal de vendas da JAC caiu mais de 34% em 2012, para em torno de 1,5 mil unidades/mês.
Apesar da redução do ritmo de crescimento, a companhia mantém a aposta no mercado brasileiro nos próximos anos. A empresa já lançou a pedra fundamental da fábrica que construirá na Bahia (leia aqui). A planta receberá investimento de US$ 600 milhões e tem início da operação previsto para 2014, com capacidade para até 100 mil veículos/ano.
O projeto trará alívio para os negócios da empresa. Dentro das regras do novo regime automotivo, o Inovar-Auto, a montadora com projeto de investimento no Brasil, pode importar antes da inauguração de sua planta 50% da capacidade produtiva prevista para a fábrica. O IPI maior pago por essas unidades é devolvido à empresa como crédito fiscal depois do início da produção local. Dessa forma, a JAC Motors pode ter fôlego para reduzir os preços dos carros e atrair mais consumidores já no ano que vem.
