logo

none

Jaguar faz 75 XKR para comemorar 75 anos

O Jaguar XKR 75 será apresentado ao público nesta sexta-feira, 2 de julho, durante o tradicional Goodwood Festival, organizado anualmente no interior da Inglaterra para mostrar raridades do mundo automobilístico. O CEO da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, comandou diretamente o projeto de construção desse superesportivo capaz de marcar os 75 anos de história da lendária marca britânica de automóveis de luxo.
Author image

cria

01 jul 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_7251.gif

Para a empresa, o XKR 75 trará exclusividade e um pouco da herança da marca. Os engenheiros conseguiram aumentar a potência do motor 5.0 Supercharged para 530 cavalos e o torque para 655 Nm. O veículo chega aos 280 km/h de velocidade final e sai da imobilidade aos 100 km/h em 4.4 segundos.

Assim como os tradicionais XK, o modelo utiliza carroceria inteira produzida em alumínio, com estrutura rígida e uma relação peso-potência invejável, além de alto desempenho e confortável dirigibilidade.

Outra adaptação importante da série especial XKR 75 foi no sistema de suspensão, revisada para proporcionar maior controle e precisão em manobras, principalmente as realizadas em altas velocidades. O modelo também teve a aerodinâmica revisada, trazendo um pacote que inclui saias frontais e laterais mais longas e, na parte traseira, um difusor e um grande aerofólio, para maior estabilidade e redução de arrasto.

A tecnologia Active Differential Control ajusta automaticamente a direção do veículo, aumentando a sensibilidade nas respostas em situações de alta velocidade. Para criar a sensação de um verdadeiro carro de competições, o escapamento esportivo garante que o ronco do motor 5.0 seja ouvido em cada uma de suas rotações.

Apesar da grande esportividade do carro, a Jaguar quis acentuar o luxo e sofisticação no XKR 75. “Ele foi concebido como um verdadeiro esportivo com um caráter duplo que o faz percorrer confortavelmente as ruas e estradas da Europa, dar voltas realmente rápidas em um circuito como o de Nurburgring e, depois disso, voltar sem problemas para casa”, afirma Mike Cross, engenheiro chefe de segurança em veículos da Jaguar.

As únicas 75 unidades do modelo serão comercializadas com acabamento na cor Stratus Grey. Pinças de freio vermelhas podem ser vistas entre os aros das rodas de 20 polegadas em liga leve, com acabamento em cinza escuro. Os veículos serão destinados a partir de outubro aos mercados do Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Holanda e Bélgica com preço de £85.500. No Brasil, o XKR é vendido a R$ 489 mil.