
A tecnologia permite controlar a direção, acelerar, frear e até trocar de marcha em velocidades baixas, de até 6,5 quilômetros por hora. A montadora garante que o objetivo é garantir mais segurança em situações críticas. É possível, por exemplo, sair do carro para estacioná-lo em uma vaga apertada, sem espaço para a abertura da porta. Outra facilidade é poder descer para controlar melhor o veículo durante manobras críticas em terrenos off road.
O controle remoto funciona apenas se o condutor estiver a cerca de dez metros de distância do carro. Caso o motorista se afaste mais ou chegue muito perto, o sistema freia o automóvel. A Jaguar Land Rover acredita que a tecnologia será parte do processo de aumento da automação dos veículos e terá aplicação futura em modelos de produção.
A chegada de inovações similares ao mercado está bastante próxima. Ainda em 2015 será lançado na Europa um carro equipado com sistema de assistência remota ao estacionamento, que permitirá que o motorista pare o carro em frente a uma vaga, desça e acione um comando pelo celular ou chave para que ele estacione sozinho. O anúncio do lançamento foi feito pela Bosch, que produz o sistema, sem detalhar em qual modelo a novidade chegará (leia aqui).