
O grupo conseguiu avançar na maioria dos países: 30% na Ásia-Pacífico e na China, 21% na América do Norte, 14% no Reino Unido, 6% na Europa e 23% em mercados estrangeiros. “O Brasil cresceu acima da média global, o que reforça a posição do nosso mercado como de muita atenção e dedicação por parte da nossa matriz. Este será um ano promissor para a nossa empresa no País e esses resultados só corroboram que as estratégias estão no caminho certo”, comenta em nota Flavio Padovan, presidente da Jaguar Land Rover na América Latina.
MARCAS
Sozinha, a marca Jaguar também conseguiu bater recorde em 2013. Suas vendas totalizaram 76,6 mil unidades, volume 42% maior do que observado no ano anterior. No Brasil, com a nova estrutura de importação, a Jaguar vendeu 304 carros, um crescimento de mais de 380%.
Já a Land Rover atingiu 348,3 mil unidades em 2013, um aumento de 15% sobre 2012, devido à performance de toda a linha Range Rover, Range Rover Evoque e Range Rover Sport. No Brasil, o crescimento de 30,6% corresponde a 10,6 mil unidades, frente às mais de 8 mil comercializadas em 2012.
SERVIÇOS FINANCEIROS NO BRASIL
Lançados em julho de 2013, os serviços financeiros da Jaguar Land Rover passaram a oferecer dezenas de opções de financiamento e seguro para a compra dos veículos do grupo. A maior facilidade de pagamento fez o financiamento ser a opção preferida por 39% dos compradores (1,7 mil unidades das 4,5 mil vendidas entre agosto e dezembro de 2013). Apenas em novembro último, esse número chegou a 46% do total das unidades vendidas, atingindo o pico de financiamento desde o início das operações.
Cerca de 75% do total de financiamentos realizados pelos serviços financeiros da Jaguar Land Rover são feitos por pessoas físicas que, em média, dão uma entrada de 43% do total do montante negociado e financiam o restante em um prazo médio de 28 meses.
“As opções que oferecemos, com taxas de financiamento subsidiadas pela Jaguar Land Rover, podem ser mais atrativas para o consumidor que outras modalidades de pagamento, inclusive à vista. Mesmo que o cliente tenha o valor disponível para a compra do veículo, em muitos casos ele não precisa se descapitalizar e pode avaliar a melhor opção para a compra, o que chamamos de custo de oportunidade. O pagamento financiado evita que o cliente perca remuneração de seus investimentos”, explica Frederico Fuchs, gerente de serviços financeiros da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe.
O Jaguar XF e o Range Rover Evoque são os modelos que lideram as vendas financiadas. Cerca de 80% do sedã de entrada da Jaguar é comercializado via serviços financeiros, enquanto mais da metade dos compradores do SUV da Land Rover optam pela compra financiada. O índice de aprovação é de 89% do total de propostas realizadas. O público que opta pelo financiamento é composto, em sua maioria, por homens (75,6%) entre 36 e 50 anos (48%).