
“Não queremos limitar apenas ao asfalto essas futuras tecnologias totalmente autônomas. Quando o motorista encontra outro tipo de terreno, queremos continuar a proporcionar a mesma assistência. Estamos trabalhando para que, no futuro, possamos garantir que você toda essa tecnologia em absolutamente qualquer situação, como em uma complexa pista de cascalho, por exemplo”, aponta Tony Harper, diretor de pesquisa da Jaguar Land Rover.
Dentro do projeto, a empresa já desenvolveu algumas tecnologias. Uma delas é a Path 3D Sensing, que combina sensores ultrassônicos de câmera, e sensores Lidar, radares e raios-laser para identificar superfícies, medir distâncias e perceber obstáculos. O conjunto dá visão de 360° ao carro. Com o recurso, o veículo pode mudar de forma automática o modo de condução de asfalto para areia, por exemplo, antes mesmo de o carro chegar ao novo piso.
Outro elemento importante para a companhia é a capacidade de comunicação entre os veículos. O recurso funciona quando eles estão em ponto-cego ou em lados opostos de um obstáculo fora de estrada. Em uma demonstração, a empresa conectou dois modelos Range Rover Sport com a tecnologia Dedicated Short Range Communications (DSRC) e criou o “Off-road Connected Convoy”.
A tecnologia compartilha informações em tempo real de localização, aderência das rodas, suspensão e articulações das rodas. “Este sistema de comunicação V2V pode facilmente conectar um comboio de veículos em qualquer ambiente off-road. Se um veículo estiver parado, outros do comboio serão alertados”, esclarece Harper.
Confira demonstração dos sistemas de assistência à direção da Jaguar Land Rover:br/>