logo

Jaguar Land Rover trabalha em carros autônomos para todos os terrenos

Projeto Cortex vai desenvolver veículos capazes de circular em qualquer condição de clima ou estrada
Author image

Redação AB

30 mai 2018

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Jaguar Land Rover quer desenvolver carros autônomos capazes de rodar em qualquer condição de clima ou estrada, incluindo terra, chuva, neve ou neblina. Para isso a companhia inaugura o projeto Cortex, que recebe investimento de 3,7 milhões de libras esterlinas (cerca de 4,9 milhões de dólares). O desenvolvimento usa técnica 5D, que combina dados captados por câmeras, radares e ainda informações acústicas, de luzes e de distância. A ideia é que o automóvel combine estas informações e calcule todos os movimentos em tempo real.

O sistema de inteligência artificial com aprendizado da máquina pretende garantir que a condução fique cada vez mais sofisticada, acumulando informações sobre cada condição climática e terreno. “É importante desenvolver nossos veículos autônomos com a mesma capacidade e desempenho que os clientes esperam de todos os carros da nossa gama”, observa Chris Holmes, gerente de pesquisa de veículos autônomos e conectados, em comunicado distribuído pela companhia. Segundo ele, a ideia é explorar os limites da inovação nessa área.

O projeto Cortex vai avançar com o desenvolvimento de software e algoritmos e testes em pistas off-road no Reino Unido. Entre os parceiros da iniciativa estão a Universidade de Birmingham e a Myrtle AI, empresa especializada em aprendizado de máquina.