
O modelo traz em seu nome a letra “R”, do inglês Racing, uma amostra do que o veículo é capaz. Domar o novo motor 5.0 V8 Supercharged de 510 cavalos pode ser considerada uma experiência digna de um verdadeiro piloto profissional.
A carroceria é a única no mercado a inteiramente produzida em alumínio, tem uma estrutura mais rígida do que as antecessoras e dá ao veículo o peso de 1.753 kg.
O propulsor do Jaguar XKR é o mais potente já produzido pela marca britânica para carros de passeio, com 110 cavalos a mais do que o antecessor. Essa força empurra a carroceria de alumínio de 1.753 kg com uma admirável relação peso x potência.
O veículo faz zero a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge a velocidade final (eletronicamente limitada) de 250 km/h.
Segurança e conforto
O XKR é equipado com transmissão seqüencial de seis velocidades e opção para a troca por meio de comandos borboleta dispostos na parte de trás do volante, o que proporciona respostas rápidas além de uma condução esportiva.
Para segurar tamanha potência, o modelo possui freios a disco da marca Brembo, muito parecidos com os utilizados em carros de competição. O novo sistema de freios é composto por quatro canais ABS, distribuição eletrônica de frenagem e freio hidráulico auxiliar, que proporciona maior pressão nos discos em caso de parada brusca. Diferentemente dos sistemas ABS digitais existentes em outros veículos, os freios do XKR podem variar a pressão de frenagem de acordo com o pneu.
O modelo também é dotado de outros itens de segurança, como o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, controle eletrônico de tração e sistema de proteção a pedestres baseado em sensores que identificam um impacto iminente e elevam em alguns centímetros a tampa do capô do veículo.
O veículo também possui vários itens de conforto aos seus ocupantes, como memorização automática das posições dos bancos, computador de bordo com display em alta resolução e tecnologia Touchscreen, que mostra ao motorista informações vitais como pressão dos pneus, marcha selecionada, navegação por satélite e controle interno de temperatura.
O sistema de chave inteligente permite ao motorista abrir o veículo ao se aproximar e dar a partida pressionando um botão no console central.
A tradicional alavanca do freio de estacionamento foi substituída por um botão que aciona o sistema eletronicamente.
A versão conversível possui sistema elétrico de armação e recolhimento da capota (ao toque de um botão) em menos de 10 segundos.