logo

none

Jalinier assume no Brasil posição de Stoll, promovido

Jérôme Stoll será substituído em primeiro de março por Jean-Michael Jalinier nas funções de presidente da Renault do Brasil e diretor geral da Renault Mercosul. Ele passa a ser vice-presidente comercial do Grupo Renault e diretor geral da região Europa, além de ter sob sua responsabilidade a divisão mundial de veículos utilitários.
Author image

cria

12 fev 2009

2 minutos de leitura

G_noticia_2825.gif

Stoll havia assumido também, recentemente, o cargo de diretor da região Américas do Grupo Renault, que será ocupado temporariamente por Patrick Pélata, atual chief operating officer (COO) do Grupo Renault.

Jean-Michel Jalinier, que até agora ocupava o cargo de diretor geral da Renault na Rússia, nasceu em 1953 e graduou-se pela Escola Nacional Superior de Artes e Ofícios. É doutor em engenharia e em ciências. Após uma carreira acadêmica de 1975 a 1985 na Universidade de Metz, no Instituto Nacional Politécnico de Grenoble e uma passagem no Japão, ingressou na Renault em 1985, na Direção da Pesquisa.

Em 1988 Jalinier assumiu a responsabilidade pela P&D da Divisão de Métodos de Peças Brutas e após uma passagem na fábrica Cléon, em 1990, tornou-se, em 1991, chefe de projeto e, depois, chefe de departamento na Fábrica de Flins e, em 1995, subdiretor.

Em 1996 foi nomeado diretor do projeto do veículo ‘medium van’ na Divisão de Veículos Utilitários e diretor da cooperação com a General Motors. Em 2003, assumiu o posto de diretor geral da Renault na Rússia.

A retomada da Renault no Brasil
Há quase três anos no Brasil, Jérôme Stoll levou adiante o programa de retomada da Renault no Brasil, marcado pelo lançamento de cinco novos veículos: Mégane Sedan, Mégane Grand Tour, Logan, Sandero e Sandero Stepway. Um sexto modelo, o Symbol, tem lançamento confirmado para este semestre.

Graças aos novos produtos e a fortes reduções de custos operacionais, otimização das instalações industriais e implementação de programas inovadores de gestão, Stoll obteve resultados positivos. Foi preciso promover também um rígido controle sobre a qualidade dos veículos montados no Paraná, o que colocou a unidade brasileira no mapa das unidades que produzem veículos com melhor qualidade em todo o Grupo. As diretrizes aplicadas por Stoll foram norteadas pelo plano estratégico mundial Renault Contrato 2009, lançado por Carlos Ghosn, presidente do Grupo Renault, em fevereiro de 2006.

A marca conquistou novos consumidores e ampliou a participação de mercado no Brasil de 2,8% em 2006 para 4,3% no final de 2008. Dentre os lançamentos, destacam-se como sucesso de vendas Logan e Sandero.

Stoll inaugurou o Renault Design América Latina, primeiro estúdio de design da marca no continente, e o Centro de Engenharia América, instalado no parque industrial da empresa, em São José dos Pinhais.