Maior fabricante mundial de baterias automotivas com produção de cerca de um terço de todo o mercado, a Johnson Controls está presente no Brasil e na América do Sul com a marca Heliar, além das baterias Optima. Em Sorocaba a empresa produz 8 milhões de baterias automotivas, estacionárias e de moto por ano.
Alex Molinaroli, presidente da Johnson Controls Power Solutions, informou que a tecnologia de baterias é importante para o futuro da indústria automobilística dos Estados Unidos e para a economia do país como um todo. Os investimentos para a renovação da fábrica de Holland deverão atingir cerca de US$ 220 milhões e que a unidade terá capacidade para a produção de 15 milhões de células de íon de lítio por ano.
A Saft é principal empresa internacional em desenvolvimento e soluções de baterias de íon de lítio. A joint venture com a JC começou a produzir as primeiras baterias com essa tecnologia em 2008, na cidade de Nersac, França. Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento de baterias para o Mercedes-Benz Classe C híbrido, que começará a ser vendido no final deste ano.
A empresa também fornecerá essas baterias para o BMW Série 7 ActiveHybrid, com lançamento previsto para o ano que vem, e para o primeiro Ford Plug-In híbrido (gasolina e elétrico) com previsão de vendas a partir de 2012.