
O Jeep Grand Cherokee foi um dos ícones da reabertura das importações nos anos 90. Ao lado de nomes como Mitsubishi Eclipse e BMW Série 3, o SUV formava a trinca dos modelos favoritos dos endinheirados que queriam desfilar pelas ruas do país.
VEJA MAIS:– Como a Jeep foi de marca esquecida a sonho de consumo no Brasil– A eletrificação que Fiat, Jeep e Peugeot planejam para o Brasil
Só que o tempo passou, novos rivais surgiram e o SUV perdeu parte do seu poder de atratividade nas gerações seguintes. Recuperar esse prestígio é a meta da Jeep com o novo Grand Cherokee 4xe, que desembarca no Brasil em versão única híbrida 4xe por salgados R$ 569.990.

Mesmo assim, a marca não só confia no sucesso do modelo como acredita que o lote inicial de 150 carros se esgotará rapidamente.
“O carro vem de uma maneira muito competitiva em termos de preço e produto”, afirma Everton Kurdejak, vice-presidente sênior de operações comerciais da Jeep do Brasil.
Perguntado sobre futuros concorrentes, a fabricante apontou o Volvo XC90 como principal rival. Vale lembrar que o modelo da marca sueca parte de R$ 554.950 e tem espaço para sete passageiros, enquanto o Grand Cherokee leva cinco pessoas.
As versões mais baratas do Porsche Macan também foram lembradas pelos executivos da Jeep. “Vamos disputar o topo do mercado premium de SUVs no Brasil”, acredita Kurdejak.
Design imponente inspirou o Commander

A quarta geração do Grand Cherokee foi lançada nos Estados Unidos em 2021.
Adota a identidade visual com faróis e lanternas bem afilados, mostrando de onde veio a inspiração dos designers brasileiros para o Commander. Os apliques nas colunas traseiras, por exemplo, são praticamente idênticos nos dois modelos.
O Grand Cherokee, porém, é bem maior e mais imponente. São 4,91 metros de comprimento (14 cm a mais do que o Commander), 1,96 metro de altura, 1,79 metro de largura e distância entre-eixos de 2,96 metros.
O ângulo de entrada é de 25,7º, enquanto o ângulo de saída é de 26,6º. Já a altura livre em relação ao solo é de 21,4 cm.
Grand Cherokee 4xe tem quatro telas e oito airbags

A cabine traz muitas telas: a da central multimídia tem 10,1 polegadas, no painel de instrumentos são 10,25″ e o head up display tem 10″.
O SUV pode vir ainda com uma quarta tela à frente do banco do passageiro, que pode acessar os menus de música e navegação. O sistema de som da Alpine usa oito alto-falantes e um amplificador de 506 watts, além da função de cancelamento de ruído.
A extensa lista de itens de série inclui oito airbags, partida remota do motor, banco elétrico para o motorista e passageiro com oito direções de ajuste e memória para o do motorista, vidros acústicos, bancos dianteiros e traseiros com aquecimento e resfriamento para os dianteiros, aquecimento de volante e ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura.
Completam o recheio freio de estacionamento elétrico, abertura do carro e partida do motor por chave presencial, retrovisor interno eletrocrômico e digital, carregador de celular por indução, oito entradas USB, retrovisores elétricos com memória, porta-malas com abertura elétrica, entre outros.
Já o pacote de assistências à condução traz alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência com identificação de pedestres e ciclistas, piloto automático adaptativo, farol alto inteligente, sensor de pontos cegos, assistente de permanência em faixa de rolamento com centralização de faixa, alerta de tráfego cruzado, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle de velocidade em subidas e descidas, sensor de pressão dos pneus e câmera com imagens em 360 graus e função off-road.
Motor turbo é o mesmo da Rampage

O Grand Cherokee 4xe tem o motor 2.0 turbo da família Hurricane 4, de 272 cv e 40 kgfm de torque máximo. É o mesmo conjunto que equipa o Wrangler e a recém-lançada Ram Rampage.
Combinado a ele estão dois motores elétricos (um instalado em cada eixo), que entregam 33 kW (45 cv) e 5,4 kgfm e 100 kW (136 cv) e 27 kgfm. A potência combinada é de 380 cv, enquanto o torque máximo combinado é de 64,9 kgfm.
O SUV híbrido plug-in pode rodar até 29 km no modo puramente elétrico. Existem outros dois modos de condução: o e-Save “trava” o uso da bateria para poupar a carga e o Hybrid permite o uso normal do motor a combustão e dos dois motores elétricos.
Segundo dados divulgados pela Jeep, o Grand Cherokee 4xe acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e a velocidade máxima é de 206 km/h. Nada mal para um veículo de 2.466 kg. O consumo combinado é de 19,3 km/l na cidade e 19,3 km/l na estrada, de acordo com medições do PBEV, do Inmetro.
Rede tem 80 pontos para eletrificados

Juntamente com a estreia do Grand Cherokee 4xe, a Jeep ampliou o número de revendas qualificadas para trabalhar com os modelos híbridos.
Dos 44 pontos capacitados no lançamento do Compass 4xe em 2022, agora são 80 concessionárias homologadas para comercializar a gama 4xe.
O modelo será oferecido nas cores Bright White, Diamond Black, Baltic Grey Metallic e Silver Zynith. O Grand Cherokee 4xe tem três anos de garantia sem limite de quilometragem, e cinco anos de garantia (ou 100 mil km) para a bateria.
