
A Jeep revelou sete carros-conceito desenvolvidos especialmente para o Easter Jeep Safari. O evento é realizado desde o fim da década de 1960 e atrai milhares de fãs da marca para desbravar a trilha do deserto de Moab, em Utah (EUA).
A aventura acontece às vésperas da Páscoa – daí o “Easter” no nome, em referência à data de origem cristã.
“O evento é o local perfeito para exibir os nossos sete novos conceitos, pois são esses fãs que nos permitirão descobrir qual é o caminho que eles desejam que a marca Jeep siga no futuro”, afirmou Jim Morrison, vice-presidente executivo da Jeep na América do Norte.
– Faça sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Confira os detalhes dos conceitos desenvolvidos pela Jeep:
Jeep Wrangler Magneto 3.0

O terceiro conceito da linhagem Magneto (primeiro estudo de veículo eletrificado da Jeep) traz atualizações importantes em relação ao veículo apresentado em 2021. O motor ganhou mais torque e uma programação atualizada, que resultou em aumento de 20% de energia utilizável e autonomia.
Há ainda três funções selecionáveis, que configuram o veículo para situações mais desafiadoras no fora-de-estrada. Existe também duas configurações de potência e torque: o modo padrão entrega 285 cv e 37,7 kgfm, enquanto o parâmetro máximo resulta em 650 cv e 124,4 kgfm.
O controle de velocidade em descidas pode ser selecionado na tração 4×4 reduzida, o que contribui para uma condução mais segura mesmo em situações críticas. As rodas são de 20 polegadas e os pneus lameiros tem 40 polegadas, combinando com a suspensão elevada em 7,6 cm.
Até as dimensões do veículo foram modificadas. A abertura das portas foi recuada em 15 centímetros e a coluna central também mudou de lugar para a instalação de um santantonio customizadao. O para-lama dianteiro foi estendido para trás em 5 cm e o para-brisa foi inclinado em 12 graus para trás.
Jeep Scrambler 392

Lançado originalmente em 1981, a Scrambler (ou CJ-8) foi a primeira picape conversível da Jeep. Essa foi a fonte de inspiração para a Scrambler 392, que traz o possante motor 6.4 HEMI V8 de 476 cv e 64,9 kgfm.
Leia também:– Mineração de materiais para baterias no fundo do oceano pode causar danos irreversíveis– Carros elétricos: vendas globais mostram variações em 2022
A carroceria é feita de fibra de carbono e várias modificações foram realizadas, como o para-brisa inclinado em 12 graus para trás, além do teto rebaixado que remete aos clássicos hot rods. Já a suspensão a ar permite a elevação em até 14 cm, sendo que o sistema pode ser acionado por botões na cabine ou até via Bluetooth.
Por fim, os para-lamas foram reposicionados para abrir espaço para os pneus lameiros de 40 polegadas montados em rodas de 20 polegadas.
Jeep Cherokee 4xe 1978

O Cherokee 4xe é um dos conceitos mais inusitados dos estudos apresentados pela Jeep. Com base em um exemplar de 1978, o SUV traz o conjunto mecânico do Wrangler Rubicon 4xe 2022.
Dois motores elétricos e um motor turbinado movido a combustão impulsionam o clássico Jeep, que teve a carroceria modificada e ganhou o interior do Wrangler atual. O câmbio automático de oito marchas trabalha em conjunto com uma caixa de transmissão 4:1, que transmite toda a força para os eixos. Os pneus são de 37 polegadas e as rodas, aro 17″.
Jeep Wrangler Rubicon 4xe

Além das cores vibrantes da carroceria, o Wrangler Rubicon 4xe é completamente preparado para as trilhas. O jipe tem kit de suspensão a ar para acomodar os pneus de 37 polegadas e rodas AEV Borah de aro 17”. A cabine tem bancos de couro com detalhes na cor magenta e painel de couro preto adornado com uma guarnição tipo zíper, que esconde uma camada de veludo rosa por baixo.
Grand Wagoneer Overland

O SUV mais luxuoso da Jeep nos Estados Unidos ganhou o novo motor 3.0 Hurricane biturbo de 510 cv e 69 kgfm de torque. O protótipo conta com uma barraca customizada e fixada no teto. Algumas modificações foram realizadas para acomodar a barraca, inclusive uma porta corrediça e um pequeno degrau dobrável
Jeep Wrangler Rubicon 4xe Departure

Aqui a ideia é oferecer a sensação de circular sem teto pelas trilhas. As rodas são Vintage Bronze KMC Impact OL de 17 polegadas, calçadas com pneus BFGoodrich de 37 polegadas, que combinam com o kit de elevação de suspensão de 5 cm e amortecedores Bilstein de alto desempenho.
Para proteger a tradicional grade dianteira de sete fendas existe uma proteção tubular dobrável para criar um banco para duas pessoas. O para-choque, por sua vez, foi modificado para a instalação de um guincho Warn. Há vários acessórios pensados para melhorar a vida dos aventureiros nas trilhas, como barras de LED retangulares, iluminação direcionada para o solo, estribos laterais e portas tubulares.
Jeep Gladiator Rubicon Sideburn

O visual do Gladiator Rubicon Sideburn é bastante chamativo, graças à pintura amarela Solar Flash. Movida pelo conhecido motor 3.6 V6 Pentastar, o conceito tem suspensão elevada em 5 cm e amortecedores Bilstein. As rodas pretas de seis raios são de 17 polegadas e são calçadas com pneus BF Goodrich de 37 polegadas.
No capô, a Jeep instalou cabos que vão das presilhas até a parte inferior do para-brisa, que direcionam galhos e arbustos para cima e para fora da linha do teto como forma de evitar potenciais danos ao veículo. A equipe de design da JPP by Mopar instalou um par de luzes de LED retangulares removíveis de 11 polegadas em cada um dos painéis do teto, com dispositivo de desconexão rápida.
Um santantonio esportivo JPP Gladiator feito de fibra de carbono e aço melhora o espaço entre a cabine e a caçamba, além de proporcionar um estilo bastante arrojado.
A peça também tem prateleira intermediária com amarrações para pontos de armazenagem portáteis. Cada um deles pode ser trancado e protegido por oito laços de amarração disponíveis. Os quatro trilhos na parte superior permitem fácil instalação de bicicleta, caiaque e outros sistemas de carga. Dentro da caçamba, há um suporte de estepe Mopar que acomoda roda e pneu de 37 polegadas.
