
A JLR, antiga Jaguar Land Rover, decidiu mudar sua estratégia de produtos e priorizar os carros híbridos plug-in antes dos elétricos.
Além de estender o tempo de desenvolvimento dos carros elétricos, a empresa se comprometeu a “trabalhar duro” para lançar novos modelos híbridos plug-in. É o que afirmou o CEO da JLR, Adrian Mardell.
VEJA MAIS:– Diretor de design da Jaguar Land Rover deixa o cargo– JLR vai atrás de investimentos para fazer SUVs elétricos no Brasil
Em 2021, a fabricante revelou que lançaria seis carros elétricos da Land Rover até 2026, número este que agora foi reajustado para quatro. A empresa também pretende lançar dois modelos elétricos da Jaguar nos próximos dois anos.
“Estamos um pouco mais lentos do que afirmamos três anos atrás. Estamos trabalhando com cautela para ter certeza de que lançaremos os melhores veículos que poderíamos desenvolver”, declarou Mardell.
Range Rover elétrico pode atrasar
Por enquanto, a JLR abriu a pré-venda da versão elétrica do Range Rover, cujo lançamento está agendado para este ano.
Após a estreia do primeiro carro elétrico da marca de luxo, será a vez de um Range Rover Sport elétrico chegar às ruas. Ambos utilizarão a mesma plataforma MLA adotada nas versões movidas a combustão.
Os próximos dois carros elétricos da JLR vão utilizar uma plataforma mais compacta, chamada EMA. Uma possibilidade é que a dupla substitua as atuais versões a combustão de Range Rover Evoque e Discovery Sport.
Outra ideia da JLR é lançar novos SUVs elétricos para aposentar as atuais gerações dos Range Rover Evoque e Velar. Um Defender elétrico também está nos planos.
Em outubro, a JLR afirmou que a nova versão seria fabricada em sua planta na Eslováquia, mas não revelou uma data certa, limitando-se a dizer apenas que a estreia acontecerá antes de 2030.
Jaguar terá ‘relançamento’ de marca
Ao mesmo tempo, a JLR prepara o “relançamento” da Jaguar, inicialmente com foco nos carros elétricos. Um inédito cupê de quatro portas de alto luxo será o responsável por abrir essa nova fase da marca, que terá, inclusive, uma plataforma exclusiva (a JEA) para seus modelos. Um segundo produto também está confirmado.
Mardell sugeriu que outros modelos da Jaguar feitos sobre a plataforma EMA serão lançados após os dois Range Rover elétricos.
Falando na marca de SUVs, o executivo admitiu que o Range Rover elétrico pode ter seu lançamento atrasado em alguns meses para realizar os ajustes finais no produto antes de lançá-lo comercialmente.
“Caso seja preciso adiar a estreia em alguns meses para melhorar nosso produto, então a equipe terá autorização para fazê-lo”, declarou.
Segundo a JLR, 16 mil pessoas já estão na lista de espera pelo Range Rover elétrico. Embora não tenha revelado preços, o diretor financeiro da fabricante, Richard Molyneux, afirmou que os valores serão suficientes para garantir a margem de lucro da empresa.
