logo

Joby entrega primeiro eVTOL à Força Aérea antes do prazo

Contrato, de US$ 131 milhões, prevê a venda de nove aeronaves, sendo duas para táxi-aéreo
Author image

Ana Paula Machado

28 set 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A fabricante americana de eVTOL, os chamados carros voadores, Joby Aviation, antecipou a entrega do seu primeiro veículo à Força Aérea dos EUA. Segundo a empresa, o equipamento faz parte do contrato de US$ 131 milhões assinado com o governo norte-americano. 

O veículo será destinado à Base Aérea de Edwards, na Califórnia, e o seu desenvolvimento é uma parceria com a NASA e com o Departamento de Defesa dos EUA, informou a companhia. O contrato prevê a entrega de nove aeronaves, sendo dois táxis aéreos para a base californiana. A expectativa era de que o primeiro equipamento fosse enviado só no início do próximo ano à corporação militar. 


VEJA MAIS:– Eve anuncia primeira fábrica de carros voadores no Brasil– Eve, da Embraer, conclui testes de carro voador


Segundo o presidente da companhia, JoeBen Bevirt, o apoio de longa data da agência espacial tem sido fundamental para o rápido desenvolvimento da aviação elétrica e das aeronaves eVTOL – veículos autônomos de decolagem e pouso vertical.

Liderança aeroespacial

“Isso demonstra como parcerias público-privadas bem-sucedidas podem dar vida às novas tecnologias rapidamente. Estamos orgulhosos de nos juntarmos às fileiras de aeronaves revolucionárias que demonstraram pela primeira vez suas capacidades na Base Aérea de Edwards, incluindo o primeiro caça a jato americano, a primeira aeronave supersônica e muitas outras que ampliaram os limites da tecnologia da aviação”, disse Bevirt, em comunicado.

Segundo a companhia, os pilotos participarão dos voos de demonstração na Califórnia, que incluirão passeios com transporte de carga e passageiros. A Joby também informou que a NASA usará a aeronave para pesquisas relativas ao espaço aéreo nacional “como parte de uma parceria com a Força Aérea dos EUA”.