
A Joby Aviation recebeu aprovação do órgão regulador de aviação dos EUA para testar em voo um modelo de táxi aéreo elétrico. A empresa, que tem participação da Toyota em seu capital, planeja iniciar as operações comerciais de passageiros em 2025.
LEIA MAIS:– Curitiba vai receber primeira demonstração de carro voador
Ao contrário de outros fabricantes de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), que planejam vender aeronaves para companhias aéreas e empresas de logística, o modelo de negócios da Joby é semelhante a um aplicativo de carona compartilhada.
Uma vez certificado, o fabricante do taxi aéreo elétrico competirá em um mercado lotado com dezenas de outros desenvolvedores, como Archer Aviation e Vertical Aerospace. A rival Archer, inclusive, também recebeu o sinal verde para testes de voo de sua aeronave de demonstração Maker em 2021. Mas os prazos de certificação para empresas de eVTOL continuam sendo reajustados.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Já a Vertical Aerospace atrasou sua entrada em serviço em um ano, até 2026. “Acreditamos que a indústria como um todo passará por algumas correções de cronograma e já estamos vendo sinais de colegas reconhecendo isso”, disse a empresa em uma carta aos acionistas.