
Após quase 2 anos no cargo, Jürgen Ziegler deixou de ser presidente da Schaeffler no Brasil. Desde 1º de janeiro a companhia conta com Marcos Zavanella como seu novo presidente: há 32 anos na empresa, o executivo que já passou por diferentes áreas e cargos, sendo o mais recente tendo sido vice-presidente sênior das operações na América do Sul.
Formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela FEI, Zavanella é pós-graduado em Administração pela FGV. A expectativa da empresa é que essa transição seja quase imperceptível aos clientes, uma vez que foi planejada ao longo de 2016.
Ziegler, que assumiu o cargo em abril de 2015, ficava baseado em Sorocaba, no interior paulista, sede da Schaeffler e onde também fica sua única fábrica na região. Naquela época, o executivo voltava ao Brasil após trabalhar 35 anos no Grupo Daimler, período em que passou por cinco países – incluindo a presidência da Mercedes-Benz no Brasil.
Segundo informações da Schaeffler, ele volta à Alemanha, para a sede da Schaeffler, para liderar o projeto que faz parte da estratégia global da empresa denominada Mobility for Tomorrow, embora o executivo tenha atualizado em sua página do Linkedin o retorno às atividades ligadas à consultoria Concept AG, especialista em operações em setores como automotivo, engenharia mecânica e tecnologia, atividade a qual o executivo se dedicou logo após sua saída da Daimler.
Em sua passagem pela empresa, Ziegler detalhou em uma entrevista exclusiva à Automotive Business a então nova fase de sua carreira: naquela ocasião o executivo experimentava pela primeira vez a rotina do lado de quem fornece às montadoras.
Relembre aqui a entrevista completa, realizada em março de 2016, quando ele estava próximo de completar seu primeiro ano à frente da Schaeffler.