logo

advb

Kangoo elétrico rodará também nas ruas de Salvador

Dois veículos Renault Kangoo Z.E. (de Zero Emissão) entraram para a frota da transportadora TPC. O anúncio foi feito na abertura do 2º Fórum Nordeste Logística ADVB em Salvador (BA). O furgão 100% elétrico foi escolhido para fazer parte do Programa de Logística Sustentável da TPC, que busca a redução das emissões de gás carbônico em suas atividades de logística urbana.
Author image

Redação AB

21 ago 2014

2 minutos de leitura

G_noticia_20314.gif

Um deles fará entregas de cosméticos Natura. O Kangoo Z.E. é o primeiro furgão com emissão zero de CO2 disponível no mercado. A versão tem a mesma capacidade de carga (650 quilos) da equivalente com motor de combustão interna e o mesmo padrão de conforto. Seu propulsor elétrico tem 60 cavalos e 23,1 kgf.m de torque. A autonomia, segundo a Renault, é de 170 quilômetros.

“Buscamos alternativas para redução de emissão de CO2 em operações urbanas (…) Decidimos testar esse transporte e estendê-lo às Regiões Norte e Nordeste”, diz o presidente do Grupo TPC, Leonardo Barros.

O Kangoo para transporte de cosméticos fará cerca de 70 entregas diárias na região metropolitana de Salvador. Um posto de recarga será instalado no centro de distribuição do Grupo TPC em Simão Filho (BA). Com um custo médio de R$ 5 por carga elétrica, ele rodará entre 80 e 120 km por dia.

Há outros projetos de mobilidade urbana elétrica em andamento no País por intermédio de parcerias com instituições como a Itaipu Binacional (veja aqui), CPFL Energia – Companhia Paulista de Força e Luz, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Distrito Federal e CEB – Companhia Energética de Brasília.

Em julho, os Correios, que pretendem reduzir suas emissões de CO2 em 20% até 2020, começaram a testar um Kangoo Z.E. para a entregas em Curitiba e Brasília.

Em Curitiba está em curso também o Projeto Ecoelétrico, com dez Renault em operação, cinco Zoe, três Kangoo Z.E. e dois Twizy. Em Brasília há o Projeto Ecomóvel, com sete elétricos Renault, três Zoe, três Kangoo Z.E. e um Twizy.

Além dos veículos cedidos em comodato para experimentos, a Renault já vendeu cerca de 70 unidades da gama Z.E. (Zero Emissão) no Brasil.