
Não é novidade que a China é um dos maiores polos de inovação da indústria automotiva. O 20º Salão do Automóvel de Xangai, ocorrido em abril de 2023 com a participação de 1 mil empresas de 20 países diferentes, só comprovou isso.
Além de tendências para o futuro dos veículos elétricos, diversas empresas apresentaram automóveis com características que fogem do comum. É o caso da Zeekr, marca premium de EVs da Geely, que exibiu seu recém-lançado SUV X com assentos que massageiam os passageiros.
VEJA MAIS:
– Polestar apresenta SUV sem vidro traseiro no Salão de Xangai
– Veja as novidades do Salão de Xangai que interessam ao Brasil
Outras montadoras chinesas interessadas em se destacar exibiram telas sensíveis ao toque no painel e que permitem aos usuários cantar como em um karaokê ou jogar em qualquer lugar.
A Unity Software, produtora do ambiente homônimo de desenvolvimento para videogames, mostrou uma tecnologia criada para ajudar a montadora Li Auto a transformar o painel dos veículos em uma interface semelhante a um jogo 3D. Além de exibir sua versão do cockpit do futuro no automóvel.

As estrangeiras, como a sul-coreana Hyundai, também brilharam no salão com novidades como uma bola de cristal no console central do seu elétrico GV60.
A esfera acende quando o carro liga, dando aos motoristas uma indicação visual e também pode ser usada para mudar de marcha.