logo

ABC

Karmann-Ghia tem falência decretada

A Justiça decretou a falência da Karmann-Ghia na quarta-feira, 23. A decisão do juiz Gustavo Dall’Olio, da 8ª Vara Cível de São Bernardo do Campo (SP), julgou procedente o pedido ajuizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC no dia 28 de junho por causa do abandono da fábrica pela direção da empresa, após longo período sem cumprir suas obrigações trabalhistas.
Author image

Redação AB

24 nov 2016

2 minutos de leitura

X_noticia_24986.jpg

Especializada na fabricação de ferramentais pesados, a empresa vinha prestando serviços para a Fiat até maio, quando interrompeu as atividades. Naquele mês, os trabalhadores passaram a ocupar a fábrica como forma de pleitear direitos. Cerca de 600 funcionários foram prejudicados, entre empregados que estavam na ativa e não recebiam salários e demitidos que não receberam rescisões.

“Tentamos vários acordos para parcelamento de dívidas e todos foram descumpridos”, afirma o diretor da entidade, Carlos Caramelo. A ocupação cessou nesta quarta-feira, com o decreto de falência.

A fábrica da Karmann-Ghia do Brasil foi inaugurada em maio de 1960. Além de montar os cupês VW Karmann-Ghia, Karmann-Ghia TC e SP-2, a unidade participou também da produção de veículos como o Ford Escort XR-3 conversível e entre 1998 e 2005 montou os Land Rover Defender.

Em 2013 a empresa lançou um concurso de design que resultou em uma nova proposta do cupê Karmann-Ghia (veja aqui), assim como a VW fez com o Fusca.

Com a falência decretada, os antigos administradores são retirados do comando da empresa e um novo administrador nomeado pela Justiça irá gerir o processo de recuperação judicial. O presidente do sindicato, Rafael Marques, destaca que a entidade terá papel importante nessa etapa.

“É um processo longo, mas os créditos trabalhistas passam a ter prioridade. Nosso departamento jurídico vai acompanhar de perto, passo a passo, a recuperação”, diz Marques.