
Embora tenha prometido produzir sete veículos elétricos diferentes, entre motos e bicicletas, a fábrica da Kasinski de Sapucaia (RJ) montará este ano somente bikes movidas a eletricidade. A previsão para o início da produção (cujo atraso já tem um ano) é o segundo semestre este ano. O presidente da CR Zongshen Kasinski, Cláudio Rosa Júnior, informa que o primeiro lote de 2 mil bicicletas que seria produzido no Rio de Janeiro teve os contêineres reencaminhados para a fábrica de Manaus, onde ocorrerá efetivamente a montagem.
Rosa Júnior alega dificuldades com a Receita Federal. “Cada vez surgia uma nova exigência. Por conta disso não obtivemos o Radar”, diz. O Radar é a sigla para Ambiente de Registro e Rastreamento de Atuação dos Intervenientes Aduaneiros. A habilitação no Radar é uma autorização que permite acesso ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) da Receita Federal. Sendo assim, toda a produção de veículos da Kasinski continua concentrada em Manaus, independentemente da motorização.
Recentemente, a empresa teve de fazer por lá uma “freada de arrumação”. Em janeiro, em decorrência dos estoques elevados na rede (cerca de 250 revendas), a Kasinski eliminou 150 postos de trabalho em Manaus, reduzindo sua capacidade produtiva mensal de 7 mil para 5 mil unidades. “Também revimos nossa previsão inicial de 110 mil unidades em 2012 para algo entre 60 mil e 70 mil.” A fabricante firmou-se como a quinta colocada em 2012 e detém 1,54% do mercado com as motos Kasinski e 0,4% com as da marca Flash, cujas motos são vendidas em magazines (especialmente do Norte, Nordeste e Centro-Oeste) e se diferem das Kasinski apenas em cores e logotipos.
Nesta terça-feira, 24, a Kasinski comunicou novas ações de marketing para fortalecer a marca no varejo, misturando merchandising e patrocínio em programas de TV e rádio. Adotou como garoto-propaganda o humorista Marco Luque e terá presença em programas com audiência predominantemente jovem como CQC e Pânico, ambos na Band. Também estará na programação esportiva dessa emissora de TV e na rádio Bandeirantes.

O humorista Marco Luque é o novo garoto-propaganda da Kasinski. Ao seu lado, o presidente da empresa, Cláudio Rosa Júnior, comemora a contratação.