logo

autopeças

Keiper para Fiat e VW por falta de bancos

Texto atualizado em 31/05/2016 às 13:53 para correção de informação. Diferente do publicado anteriormente, as unidades em Betim e Contagem não pertencem mais à Tower.
Author image

cria

17 mai 2016

2 minutos de leitura

X_noticia_23969.gif

A Keiper suspendeu o fornecimento de bancos às três fábricas da Volkswagen e à Fiat de Betim (MG). As unidades VW de São Bernardo do Campo e Taubaté (leia aqui) estão com a produção interrompida desde segunda-feira, 16, e a fábrica paranaense de São José dos Pinhais parou na terça, 17. Em Betim e Contagem (MG), as unidades da Keiper (que pertenciam à Tower e vendidas à Keiper em dezembro de 2015) e da Mardel, suspenderam o fornecimento de componentes para bancos à Fiat, que permanece parada desde segunda, 16.

O problema expõe a dificuldade que fornecedores enfrentam para negociar com grandes montadoras. Segundo a Fiat, Keiper e Mardel interromperam a entrega de componentes e estruturas metálicas soldadas na quinta-feira, 12. A fabricante de Betim se queixou que estava em negociação com os fornecedores e “foi surpreendida pela medida”.

Procurada por Automotive Business, a Keiper não se pronunciou a respeito. Em relação ao fornecimento à VW, a empresa informou ao site G1 que cobra da montadora uma dívida por desacertos em vários contratos e que reajustes de preços acordados e não foram concedidos.

Uma liminar expedida pela 2ª Vara Cível de São Bernardo do Campo no início da noite da segunda-feira obriga a empresa a retomar o fornecimento em 24 horas, com multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento. A Keiper irá recorrer da decisão por não ter como cumpri-la, uma vez que boa parte de seus funcionários estaria em férias.

A paralisação em Betim gera efeito direto sobre uma dezena de outros fornecedores, principalmente de Minas Gerais, que também poderão ter de parar a produção. A Fiat estima que 50 mil trabalhadores ficarão parados na região.