logo

keko

Keko reduz emissões e resíduos na produção de capotas marítimas

Empresa deixou de emitir 230 toneladas de CO2 por ano, e fez mudanças no maquinário para reduzir desperdício de matéria-prima e fomentar a reciclagem
Author image

Redação AB

22 jul 2025

3 minutos de leitura

A Keko, empresa de acessórios automotivos, fez mudanças na sua nova linha de produção de capotas marítimas para picapes com o objetivo de reduzir a emissão de gases do efeito estufa. A fabricante também diminuiu a geração de resíduos e fomentou a economia circular.

A empresa se valeu da metodologia TBP (Toyota Business Practices) – da montadora da qual é fornecedora – na linha de capotas da fábrica de Flores da Cunha (RS). Com isso, conseguiu reduzir a emissão de 230 toneladas de gases do efeito estufa por ano, calculadas através do protocolo GHG.


Participe do #ABX25 e da discussão de como atingir as metas de ESG do Mover


A Keko adotou ainda mudanças para diminuir a geração de resíduos e fazer o reaproveitamento de retalhos de lona. Para isso, mudou o maquinário para otimizar o consumo de matéria-prima e passou a destinar os retalhos para empresas de reaproveitamento e economia circular.

Keko ajusta maquinário para reduzir descarte de lona

Outro desafio encontrado pela Keko foi a geração de 37 toneladas de retalhos de lonas por ano, um resíduo de difícil destinação correta.

Para resolver o problema, a solução foi adotar uma nova mesa de corte na produção, mais precisa e eficiente. Além disso, foi feito o ajuste nas larguras das bobinas de lona para otimizar o consumo da matéria-prima na produção de capotas marítimas.

Desta forma, a empresa reduziu o descarte em 10 toneladas de retalhos por ano.

As mudanças na produção começaram em 2022 e foram totalmente implementadas em 2024. Inicialmente, a meta da Keko era reduzir o descarte anual de resíduos em 5%, mas os resultados do projeto foram positivos e houve uma evolução expressiva. Assim, a empresa conseguiu a redução de 27% dos resíduos.

Empresas de reciclagem transformam retalhos em novos produtos

As outras 27 toneladas de retalhos de lonas que ainda sobram da produção agora são destinadas para duas empresas gaúchas que fazem o reaproveitamento dos resíduos.

Com os retalhos são produzidas lombadas de borracha para sinalização, martelos de borracha, calços para rodas e cunhas para caminhões, calços escalonados para estabilização veicular para uso dos bombeiros, entre outros itens.

Lombada de borracha para sinalização produzida com sobras de lona de capotas marítimas da Keko

Ações da Keko são reconhecidas em premiação da Toyota

Os resultados das iniciativas socioambientais da Keko foram finalistas do Prêmio BRASA Meio Ambiente 2024, da Toyota. A premiação é uma iniciativa para reconhecer os fornecedores da montadora, a fim de incentivar a implementação de projetos para resolver problemas de meio ambiente, segurança e qualidade.

Esta foi a terceira edição consecutiva que a Keko participa da premiação com soluções na área ambiental. Em 2022, ficou em terceiro lugar com o projeto da composteira instalada na fábrica. Em 2023, apresentou o programa Aterro Zero, que zerou o envio de todo e qualquer resíduo para aterros industriais.