
A Keko informa que o projeto da Renault foi desenvolvido em codesign com a engenharia da montadora e o novo veículo tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano – grandes chances de ser a picape derivada do Duster, que foi mostrada no último Salão do Automóvel de São Paulo na forma do carro-conceito Oroch. Para a Honda o fornecimento de acessórios está previsto para começar em 2016 – deve envolver alguma versão do Fit ou HR-V. Em ambos os casos, a Keko fornecerá os acessórios diretamente para a linha de montagem.
O negócio com a Fiat envolve dois projetos, um deles para o fornecimento direto à linha de montagem – a fabricante prepara-se para produzir uma picape média na fábrica Jeep em Goiana (PE). No segundo contrato a Keko irá fornecer acessórios originais às concessionárias Fiat, para equipar novos modelos da montadora a serem lançados no segundo semestre e no início de 2016 – possivelmente sob a marca Mopar de acessórios que pertence ao grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
A Keko já havia fornecido anteriormente para Renault e Fiat no início dos anos 2000. Foi homologada para equipar a versão especial Scénic Sport Way e, em 2002, também forneceu acessórios originais para a picape Fiat Strada. Já o contrato com a Honda é o primeiro da empresa fechado com a montadora japonesa.
“Os três novos negócios irão representar um volume significativo de vendas e fazem parte do plano de crescimento da Keko, de diversificação da carteira e do número de clientes”, destacou em nota o gerente comercial Silvano Gil de Oliveira. A empresa credita a conquista de contratos à capacidade de desenvolver projetos em codesign com as montadoras, desde a instalação de um centro de desenvolvimento mantido junto ao seu parque fabril.
Com mais três montadoras na carteira de clientes, a Keko passa a fornecer acessórios a oito fabricantes de veículos no Brasil e em outros países, incluindo também Ford, General Motors, Mitsubishi, Toyota e Volkswagen.