logo

Kia completa 10 anos de montagem do Bongo no Uruguai

José Mujica, então presidente do Uruguai, e José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, na inauguração da fábrica, há dez anos
Author image

Redação AB

12 ago 2020

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Kia Motors do Uruguai, empresa pertencente ao Grupo Gandini (que representa a marca sul-coreana no Brasil) está celebrando dez anos do início da produção do minicaminhão Bongo K2500 na fábrica arrendada da Nordex – que também monta modelos de outras marcas. Nessa década, 30 mil veículos saíram da linha de montagem uruguaia, 27,5 mil deles destinados ao Brasil e 2,5 mil para o mercado local.

Na época de sua inauguração, a instalação uruguaia recebeu investimentos de US$ 25 milhões e, posteriormente, foram injetados mais US$ 10 milhões na modernização dos equipamentos e maquinário, assim como no desenvolvimento de fornecedores brasileiros, uruguaios e argentinos, os quais garantem que o índice de conteúdo local (Mercosul) do utilitário seja de 55%.

“A fábrica compartilhada Kia-Nordex do Bongo K2500 tem capacidade para produzir 12 mil unidades por ano, em dois turnos. “No entanto, por diferentes motivos, em especial no Brasil, ainda não foi possível atingir esse objetivo. Mas a partir de agora, com o aumento das atividades de e-commerce e de entregas, esperamos aumentar a produção e a venda do Bongo”, declarou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil e do Uruguai.

Hoje, a fábrica possui aproximadamente 200 funcionários diretos e ainda é responsável por 400 empregos indiretos, entre fornecedores e logística. Com o crescimento da procura pelo veículo, a montadora projeta terminar o ano com 3 mil unidades comercializadas somente no mercado brasileiro.